conteúdos
links
tags
Campus
O projecto Erasmus + SEASIN é composto por parceiros europeus e asiáticos
UA integra consórcio internacional para promover inovação social no Sudeste Asiático
A Universidade de Aveiro é membro do projecto SEASIN: Southeast Asian Social Innovation Network, cujo principal objectivo é promover e apoiar de forma efectiva a inovação e o empreendedorismo social em instituições de ensino superior com o propósito de potenciar um crescimento socioeconómico sustentável e inclusivo no Sudeste Asiático.

Financiado pela Comissão Europeia, este projecto iniciou em 2017 e reune um consórcio de 15 parceiros, incluindo 11 universidades, com a coordenação da Glasgow Caledonian University. As suas actividades irão desenvolver-se em 4 países do Sudeste Asiático - Tailândia, Mianmar, Cambodja e Malásia.

O projecto visa implementar um novo modelo sócio-económico para o envolvimento regional de cada universidade dos países do Sudeste Asiático com base numa combinação de atividades curriculares e extracurriculares.

Estas atividades serão implementadas nas unidades de suporte (SISU – Social Innovation Support Units) criadas especificamente para o fortalecimento das ligações das universidades asiáticas com os parceiros sociais.

A equipa de investigação da UA é coordenada pela docente Teresa Franqueira, do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), e é composta por outros docentes do departamento: Álvaro Sousa e Gonçalo Gomes, e pela docente do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Marlene Amorim.

A UA é responsável pelo apoio à implementação destas unidades de suporte à inovação social, contribuindo com programas de capacitação através do seu conhecimento específico na área do Design para a Inovação Social e do Empreendedorismo Social.

A UA é também responsável, juntamente com a Royal University of Phnom Penh (Cambodja) pela estruturação de uma oferta formativa a nível de 3º ciclo na área da Inovação Social.

O projeto envolverá diretamente a comunidade académica, funcionários e alunos das universidades envolvidas, mas visa ter um alcance muito maior: pretende criar um impacto positivo na vida dos cidadãos e nas atividades das organizações comunitárias; pretende promover a integração de grupos minoritários (indígenas, juvenis e femininos), envolvendo também as autoridades locais, as organizações não-governamentais e as PMEs da região onde estão sediadas.

Este projeto procura introduzir novos paradigmas no conceito de partilha de conhecimento (em substituição do conceito de transferência de conhecimento), considerando os desafios da coesão social nos países parceiros, especificamente através da colaboração internacional, da incubação, e da cooperação entre as universidades, a sociedade e o tecido económico. Ambiciona, através de programas de educação formal e informal, envolver-se diretamente com a comunidade e internacionalizar este processo através da rede SEASIN.

O consórcio é composto por um grupo de parceiros diversificado:

·        GCU - Glasgow Caledonian University (Reino Unido)

·        Universidad de Alicante (Espanha)

·        Universidade de Aveiro (Portugal)

·        Universiti Teknologi Mara (Malásia)

·        Sunway University (Malásia)

·        Scope Group (Malásia)

·        Kasetsart University (Tailândia)

·        Thammasat University (Tailândia)

·        Ashoka Thailand  (Tailândia)

·        Royal University of Phnom Penh (Cambodja)

·        National University of Management (Cambodja)

·        Friends International  (Cambodja)

·        Cooperative University Thanlyin (Myanmar)

·        Yangon University of Economics (Myanmar)

·        SIX - Social Innovation Exchange (Reino Unido).

Mais informações sobre o projeto SEASIN em:

http://www.seasin-eu.org

https://www.facebook.com/seasin.eu

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias