conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 4 de Maio
Bolsa de Investigação para Mestres em Física / Química Computacional
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) em Química, Física e áreas afins para trabalhar no campo da simulação novos materiais para a nanoeletrônica no âmbito da instituição de I&D CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, POCI-01-0145-FEDER-007679 (UID/CTM/50011), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), no âmbito do novo acordo de parceria PT2020.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre)  em Química, Física e áreas afins para trabalhar no campo da simulação novos materiais para a nanoeletrônica no âmbito da instituição de I&D CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, POCI-01-0145-FEDER-007679 (UID/CTM/50011), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Física / Química Computacional

 

Requisitos de admissão: o candidato deve ser detentor do grau de Mestre, independente e altamente entusiasta com a investigação e a simulação computacional. Todos os candidatos deverão possuir experiência básica em simulações atomísticas. Além, a experiência com DFT, química quântica e clássica (MM / MD), modelos semiempíricos e multiescala, bem como da simulação de sólidos, programação e administração de Unix / Linux será avaliada positivamente. O candidato ideal deverá possuir bom conhecimento de Inglês, falado e escrito. Candidatos sem experiência relevante só serão considerados excepcionalmente.

 

Plano de trabalhos: O candidato trabalhará fundamentalmente no desenvolvimento de simulações atomísticas de nanomateriais de carbono nomeadamente, fulerenos, nanotubos de carbono, grafenos e grafitos, com e sem  funcionalização química. O objectivo fundamental da bolsa é o estudo das propriedades eletrônicas destes materiais com especial ênfase no potencial desempenho para nanoeletrônica. Além disso, outros materiais mono e bidimensionais baseados em “Covalent Organic Frameworks” (COFs) e “Metal Organic Frameworks” (MOFs) poderão ser estudados.   

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Doutor Manuel Melle-Franco

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em Maio de 2018, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de selecção: Os critérios de avaliação são os seguintes: i) aptidão para a posição (ver condições de admissão, 4 pontos); ii) experiência científica relevante (2 pontos) e iii) experiência em áreas relacionadas (1 pontos). Entrevistas poderão ser realizadas pessoalmente ou via Skype para os três melhores candidatos. No caso de entrevistas, até três pontos mais serão atribuídos.

 

Composição do Júri de Selecção: Doctor Manuel Melle-Franco, Doutor Sérgio Santos, Doutor Germán Pérez, e, como Júri substituto  Doctor Roberto Boto.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados desta avaliação serão comunicados por e-mail aos candidatos seleccionados, usando o endereço de e-mail associado com o pedido de bolsa e serão publicados em um espaço público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 19 de Abril a 4 de Maio 2018. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta ou email de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

i) Carta de motivação a explicitar claramente porque o candidato aplica a bolsa

ii) Currículo

iii) Fotocópia (ou cópia digitalizada) de um documento válido de identificação (cartão do cidadão, bilhete de identidade ou passaporte)

iv) Fotocópia (ou cópia digitalizada) do certificado de Mestre ou documento equivalente

v) Fotocópia (ou documento digital) de um trabalho científico relevante ao projecto com indicação da contribuição efetiva do candidato.

Cartas de referência são bem-vindas e serão consideradas, mas não são obrigatórias.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para “manuelmelle (at) ua.pt” ou por correio registado para Manuel Melle-Franco, CICECO, Departamento de Química, Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro. Inquéritos, formais ou informais, podem ser enviados por e-mail para “manuelmelle (at) ua.pt”.

imprimir
tags
outras notícias