conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 4 de abril, a partir das 14h00, no Anfiteatro do Departamento de Física
IPMA junta-se à UA para assinalar o Dia Mundial da Meteorologia
Risco de catástrofes associadas a eventos climáticos extremos em discussão no DFis
Para assinalar o Dia Mundial da Meteorologia, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera associou-se este ano ao Departamento de Física (DFis) da Universidade de Aveiro (UA) e ao Núcleo de Estudantes da licenciatura em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica, para promover uma jornada comemorativa aberta à sociedade. Sob o tema “Weather-Ready, Climate-Smart” o encontro decorre dia 4 de abril, a partir das 14h00, no Anfiteatro do DFis.

O Dia Mundial da Meteorologia celebra-se todos os anos no dia 23 de março para comemorar o estabelecimento em 1950 da Organização Meteorológica Mundial (OMM) como agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para a meteorologia, hidrologia e ciências geofísicas. Todos os anos este dia tem um tema associado, que em 2018 foi definido como “Weather-Ready, Climate-Smart”. Este será focado no risco de catástrofes associadas a eventos climáticos extremos, como foi exemplo dos incêndios florestais que assolaram Portugal em 2017.

A população global em constante crescimento enfrenta uma ampla gama de riscos, como tempestades de ciclones tropicais, chuvas fortes, ondas de calor, secas e muito mais. As mudanças climáticas de longo prazo estão a aumentar a intensidade e a frequência de eventos climáticos e climáticos extremos, causando a subida do nível do mar e a acidificação dos oceanos. A urbanização e a disseminação de megacidades implicam um aumento significativo das populações expostas e vulneráveis. Agora, mais do que nunca, torna-se imprescindível estarmos preparados para enfrentar o clima, com pleno conhecimento das suas características e perspetivas evolutivas.

É por estas razões que uma das principais prioridades da OMM e dos Serviços Nacionais de Meteorologia é proteger vidas, meios de subsistência e propriedades dos riscos relacionados com eventos climáticos. Consequentemente, a OMM e seus membros apoiam a agenda global sobre o desenvolvimento sustentável, adaptação às mudanças climáticas e redução do risco de desastres.

A OMM e os Serviços Meteorológicos Nacionais projetam serviços operacionais que vão desde previsões meteorológicas diárias até previsões climáticas de longo prazo, que ajudam a sociedade a estar preparada para o clima e ter uma atitude inteligente perante as sus perspetivas de evolução, capacitando-nos para a gestão dos riscos e aproveitamento das oportunidades relacionadas a clima. Saliente-se que sistemas de alerta precose e outras medidas de redução de risco de desastres são vitais para impulsionar a resiliência de nossas comunidades. Os serviços climáticos podem informar as decisões sobre mitigação e adaptação às alterações climáticas.

É neste contexto que se organiza o evento comemorativo do Dia Mundial da Meteorologia, a ter lugar no Anfiteatro do DFis, no dia 4 de Abril de 2018, e que será concretizado através da realização de apresentações e debate promovendo a discussão entre especialistas nesta área

 

Programa:

14h00 Receção dos convidados

14h15 Comunicação de Boas vindas do Senhor Reitor da Universidade de Aveiro – Professor Manuel Assunção

14h45 Comunicação de boas vindas do Diretor do Departamento de Meteorologia e Geofísica do IPMA – Doutor Pedro Viterbo

15h00 “Clima: o que aí vem” – Alfredo Rocha, Universidade de Aveiro

15h30 Eventos meteorológicos/climáticos (extremos) e o risco de catástrofe: conhecer, preparar, reduzir – Álvaro Silva, IPMA

16h00 Debate

16h30 Encerramento

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias