conteúdos
links
tags
Campus
Dia 11 de abril, às 10h00, na Sala de Atos Académicos
Última aula de Virgínia Granate Sousa é aberta a toda a comunidade
Virgínia Granate
Jubilada a 22 de outubro de 2017 e após 46 anos de docência na Universidade de Aveiro, a Professora Virgínia Granate Sousa dá a «Última Aula» enquanto docente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA (ISCA-UA), na quarta-feira, 11 de abril, entre as 10h00 e as 12h00. A aula, a decorrer na Sala de Atos Académicos, no Edifício Central e da Reitoria, terá por tema “Contabilidade Nacional: Sistemas de Informação em Contexto de Mudança” e é aberta a toda a comunidade académica.

PROGRAMA

 

10h00: Intervenção do Diretor do ISCA-UA, Carlos Francisco Picado

10h15: Última Aula – Professora Doutora Virginia Sousa “Contabilidade Nacional: Sistemas de Informação em Contexto de Mudança”

11h15: Intervenção do Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel António Assunção

Virgínia Granate Sousa é licenciada e doutorada em Economia (com tese intitulada Contabilidade Nacional, um Sistema de Informação Económica).

Foi Professora Adjunta da área de Contabilidade do ISCA e, desde 1995, é Professora Coordenadora da área de Economia.

Exerceu dois mandatos no Conselho Científico (CC) da UA, após ter permanecido no Plenário do CC anterior desde 2003. Foi mandatária da lista para o 1º Conselho Geral e mandatária da lista para eleição do, mais recentemente empossado, Conselho Científico.

É Revisora de Revista Internacional e pertence ao Corpo Editorial de outra, também internacional. Exerce o cargo de Editora da Revista Estudos do ISCA.

Como docente a sua experiência, mais atual, na regência e lecionação de unidades curriculares, envolve as seguintes: Macroeconomia (das três licenciaturas); Economia Portuguesa (Mestrado em C.A. Pública); Economia Pública (Mestrado em Contabilidade Pública);e Moeda e Instituições Financeiras (TESP de Banca e Seguros). Tem orientado várias teses de Mestrado (Mestrado de CAP); e uma de Doutoramento em Economia (DEGEI).

Tem participado, em congressos nacionais, com apresentação de comunicação, nomeadamente: em Congressos anuais do Instituto Nacional de Administração (INA) – entre 2004 e 2008 e da Ordem dos Economistas (1º e 2º); e internacionais: The European Money and Finance Forum (SUERF), Lisboa 2006; XII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, no ISCA, em 2008; no XV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (A Contabilidade e o interesse Público), 2015, ISCAC; e no EGPA XII PSG Workshop: New Challenges for Public Sector Accounting: IPSASs, Budgetary Reporting and National Accounts, Lisbon, ISCTE Business School, 2014.

É autora de livro publicado, em 2011, intitulado “Sistema Europeu de Contas: o Modelo Contabilístico e a Linguagem Económica para a Análise e a Governação. Porto: Vida Económica, Editorial, S.A.

Tem vindo a publicar vários papers, nomeadamente, na Revista Estudos do ISCA, série IV, na Revista da Ordem dos Contabilistas Certificados e nos Cadernos de Economia (da Ordem de Economistas).

É membro do GOVCOPP – linha CIS. Desenvolve investigação na Área de Economia – linha Sistemas de Informação Contabilística e Finanças Públicas.

Tem como áreas/temas de interesse para investigação atual a linguagem económica da governação e as finanças públicas; os paradigmas de governação: o orçamento participativo; e crises de balanços e de governação.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias