conteúdos
links
tags
Investigação
Projeto “Ultra TV” liderado pela Altice Labs
UA e IT colaboram na criação da televisão interativa de nova geração
Projeto Ultra TV tem participação da UA e IT
“Ultra TV” é um projeto que visa a criação da televisão interativa de nova geração, marcada por um vasto ecossistema de funcionalidades, que permitirão suportar um serviço com as funcionalidades mais avançadas do mercado. As unidades de investigação Instituto de Telecomunicações (IT), com polo na Universidade de Aveiro (UA), e Digimedia, da UA, participam neste projeto liderado pela Altice Labs.

Para que todos os conteúdos sejam visualizados com a máxima qualidade – esteja o consumidor em casa, na rua ou num comboio –, a equipa de investigação do IT está a desenvolver mecanismos que permitem adaptar a entrega desses mesmos conteúdos à qualidade das redes de comunicação. A equipa está a trabalhar, ainda, no sentido de prever as necessidades e a localização dos utilizadores, permitindo que estes visualizem os conteúdos com a melhor qualidade possível (mesmo que em movimento), e a otimizar as condições da rede e o modelo de distribuição de forma integrada.

As particularidades que a televisão de nova geração tem para oferecer assumem-se como elementos distintivos e aliciantes para as camadas jovens, que possuem um padrão de visualização disperso por vários dispositivos e cada vez mais distante da televisão.

Através de uma interface de utilizador organizada em grelha, o projeto Ultra TV propõe o acesso a conteúdos provenientes de várias fontes, nomeadamente da TV (operador MEO) e outras fontes da Internet, tais como vídeos no Youtube, Facebook, Netflix. Todos eles são apresentados de forma unificada, organizados por categorias, e segundo o mesmo modelo de interação. O sistema Ultra TV tem uma interface de utilizador organizada em grelha, que apresenta o conteúdo audiovisual proveniente de várias fontes (da TV e da Internet) organizado por categorias representadas em colunas/silos. Possibilita, assim, sugestões e recomendações de conteúdos de acordo com os gostos e hábitos de cada utilizador. Deste modo, através de um sistema de perfis, a experiência de zapping e consumo audiovisual é transposta para um ambiente de entretenimento personalizado e otimizado para cada utilizador.

A equipa de investigação do IT, liderada por Susana Sargento, também professora do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), está, neste momento, a testar os modelos de distribuição de conteúdos com o objetivo de proporcionar uma elevada qualidade de experiência de visualização ao utilizador. A equipa do Digimedia, que intervém ao nível da “user experience”, experiência do utilizador, à luz do conceito de unificação de conteúdos, é liderada por Jorge Ferraz de Abreu, professor do Departamento de Comunicação e Arte da UA.

Com o “Ultra TV” a Altice Labs pretende aprofundar a posição pioneira no que à inovação e desenvolvimento diz respeito e alavanca a importância dos avanços e contributos científicos da UA, do IT e Digimedia. A promoção desta transferência de know-how científico – potenciada pelo apoio do COMPETE 2020 – assume uma importância fundamental para a realização de projetos como o “Ultra TV”, cujos resultados permitirão a valorização desta componente com forte incidência na I&D.

imprimir
tags
outras notícias