conteúdos
links
tags
Campus
Comunidade brasileira volta a reunir-se a 6 de abril na Livraria da UA
Relançamento da Associação de Brasileiros da Universidade de Aveiro (ABRUNA) em debate
Comunidade brasileira da UA debate relançamento da Associação de Brasileiros da UA (ABRUNA)
A comunidade brasileira da Universidade de Aveiro (UA) esteve reunida no passado dia 23 de março para debater, entre outros assuntos, o eventual relançamento da Associação de Brasileiros da Universidade de Aveiro (ABRUNA). Desse encontro, promovido pelos Serviços de Ação Social e pelo Gabinete de Relações Internacionais da UA, destaca-se a forte determinação dos presentes em cooperar no sentido de reerguer e revitalizar esta estrutura associativa. Nesse contexto, realizar-se-á nova reunião a ter lugar no dia 6 de abril, pelas 13h00, na Livraria da UA, para aprofundar o tema e para a qual está toda a comunidade brasileira convidada.

A ABRUNA nasceu em fevereiro de 2007 como uma Associação de natureza cultural, técnica, social e científica - uma iniciativa de um conjunto de investigadores e professores brasileiros que naquela altura se encontravam na UA a desenvolver a sua atividade profissional. Apesar do notável sucesso verificado nos primeiros anos, a ABRUNA perdeu força e acabou por cessar as suas atividades muito pelas naturais dinâmicas associadas aos ciclos de estudos e de trabalho dos seus membros, e que de alguma forma contribuíram para este desfecho.

Atualmente, quer pela dimensão da comunidade (mais de meio milhar de pessoas, números que se preveem que cresçam nos próximos anos), quer pelos enormes desafios que, aos mais diversos níveis, se colocam pela frente, bem assim como pela vontade clara e expressa por parte de um conjunto significativo de pessoas em se envolverem neste projeto, parece existir um contexto muito favorável para esta Associação se reerguer.

Muitos são os interesses comuns dos estudantes e restante comunidade brasileira da UA, pelo que existe a necessidade de se criar uma estrutura de entreajuda, de apoio social e académico, de promoção cultural e científica, bem como de interligação com as demais plataformas estudantis, formais ou informais, presentes na instituição (incluindo as diversas associações dos países da CPLP, a Associação Académica da UA ou as associações de estudantes europeus como o ESN).

Para a já referida reunião que se realizará a 06 de abril e que terá lugar, recorde-se, pelas 13h00 na Livraria da UA, reitera-se o convite à participação. A presença da comunidade brasileira é fulcral para o sucesso da iniciativa.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias