conteúdos
links
tags
Publicações
Novidade UA Editora
"O Inquisidor-Geral - Relicário com 16 estações” é o primeiro texto dramático publicado pela UA Editora
O inquisidor geral, de Manuel Córrego
A peça “O Inquisidor-Geral - Relicário com 16 estações” venceu a VI edição do Prémio Aldónio Gomes e, consequentemente, é levado à estampa pela UA Editora. Em 2017, este prémio literário, promovido pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, foi dedicado ao texto dramático.

"A acção passa-se nos meados do século dezoito, como indicam os elementos do cenário e dos adereços. As pessoas, contudo, e com excepção do Inquisidor, envergam vestuário da actualidade. Depois de apagadas as luzes da sala, o espaço permanece um tempo na obscuridade."...

A obra já se encontra à venda no catálogo da UA Editora http://cms.ua.pt/editora/?q=node/270, na Livraria da UA e noutras livrarias do país.

Sobre o autor

Manuel Pereira da Costa (com pseudónimo literário de Manuel Córrego), advogado, é natural do Couto de Cucujães, Oliveira de Azeméis. Enquanto estudante fez parte do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra. Promoveu a fundação do Teatro Experimental de Malange, assim como do Núcleo Amador de Teatro de S. João da Madeira. Nesta cidade, onde reside, dedicou-se à encenação e à escrita dramática.

O autor estreou-se no domínio da escrita com a peça O Tinteiro de Ferro, camiliana distinguida com Menção do Prémio Garrett em 1990.

Seguiram-se mais de duas dezenas de obras publicadas, em teatro e romance, tendo sido distinguido em 1998 com o Prémio Ler – Fundação Circulo de Leitores com o romance Campo de Feno com Papoilas.

Foi galardoado com o Grande Prémio de Teatro do Inatel em 1991, 1998, 2003 e 2004.

Foram ainda distinguidas, em 2008, as suas obras Vento de Pedra, com o Prémio AO, e As Sonatas de Amadeus e Um Terraço Sobre a Cidade, com o Prémio da Escola Superior Artística do Porto. A sua coletânea de contos Perpétuas-Roxas e o Lá de Schumann recebeu o Prémio Miguel Torga Cidade de Coimbra, em 2010.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias