conteúdos
links
tags
Publicações
Está aberto prazo para receção de artigos
Revista Lucanus quer aproximar ciência e sociedade pela conservação e defesa do património natural
A vaca-loura, ou Lucanus cervus, deu nome ao periódico, parceria entre a UA e o município de Lousada
Lucanus – Revista de Ambiente e Sociedade, editada pelo Município de Lousada em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), é uma publicação inovadora, que pretende aproximar a ciência da sociedade. Está aberta a publicações dos mais diversos ramos da ciência ou da pedagogia ambiental. Os prazos para receção de novos artigos estão abertos.

De periodicidade anual e impressa a cores, sem qualquer custo para os autores, a Lucanus assume-se como um projeto editorial que, além do seu caráter de divulgação, possui uma forte componente técnico-científica que visa proporcionar um conjunto de informação de extrema relevância para a conservação e fomento do património natural, assim como para o apoio à tomada de decisão.

A Lucanus publica anualmente artigos de investigação, de revisão e de divulgação, comentários, notas e novas perspetivas. Os domínios de especialização dos editores e revisores incluem áreas como o Ambiente, a Conservação, a Ecologia da Paisagem, a Ecologia Aquática e Ictiologia, a Mastozoologia, a Ornitologia, a Herpetologia, a Entomologia, a Flora e Vegetação, a Geologia, a Etnobiologia, o Capital Natural e a Educação Ambiental.

Quatro meses volvidos desde a sua apresentação oficial, o primeiro volume da Lucanus – Revista de Ambiente e Sociedade já chegou às 308 sedes de município do país, bem como a diversas entidades ligadas ao ambiente.

O primeiro volume da publicação é composto por oito artigos inéditos e uma reportagem fotográfica intitulada “Fagosilva – A floresta dos carvalhos”.

Convidamos todos os interessados a consultar o primeiro volume da Lucanus - Revista de Ambiente e Sociedade em: http://www.lucanus.cm-lousada.pt/

E a submeter as respetivas contribuições científicas através do nosso portal ou através do endereço: lucanus@cm-lousada.pt

 

Índice do primeiro volume:

- Estratégias ambientais no Antropoceno – Lousada como laboratório vivo

- ImprintPlus – Da consciencialização ambiental à ação coletiva para a compensação da pegada ecológica

- Diversidade da fauna de vertebrados do município de Lousada

- Flora e vegetação do município de Lousada

- O património geológico de Lousada: resultados de um trabalho de divulgação com docentes do Ensino Básico e Secundário

- Vacaloura.pt – Balanço do primeiro ano de ação da rede de monitorização da vaca-loura em Portugal

- Herbário – A importância das coleções botânicas

- Historia da Silva Lusitana (Continente e Ilhas)

 

Dados de contacto

João Carvalho

Coordenador Editorial

CESAM e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro

Email: lucanus@cm-lousada.pt OU jlcarvalho@ua.pt

(foto de Rafael Marques)

imprimir
tags
outras notícias