conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
28 de março e 9 de abril de 2018
Ciclo Bacalhau …com Saberes
Ciclo Bacalhau ¿com Saberes
Concebido e desenvolvido pela UNAVE (em resposta a um desafio da Câmara Municipal de Ílhavo), para exaltar, afirmando, essa realidade intemporal, que é a “faina maior”, o programa Bacalhau …com Saberes ® quis casar, numa série de três eventos de caráter lúdico-cultural, nos dias 28 março e 9 abril, o saber fazer, acumulado ao longo de gerações, com o novo conhecimento, resultante da pesquisa científica, da investigação e da inovação tecnológica. As entradas são gratuitas, mas sujeitas a inscrição.

O Ciclo Bacalhau …com Saberes vai acontecer em Ílhavo, no Museu Marítimo, e na Gafanha da Nazaré, no navio museu Santo André e nas instalações de uma empresa, com as suas gentes e instituições, como a Câmara Municipal ou a Confraria Gastronómica do Bacalhau, e com o apoio do comércio e da indústriado bacalhau.

O bacalhau e os seus paladares, os odores e as diferentes texturas que pode apresentar. Pode o cheiro e o sabor de um prato de bacalhau ser medido com precisão matemáticaProcessos de secagem modernos e cura tradicional. Quais são as boas práticas e que segredos encerra uma boa demolha?

Estas são algumas das questões às quais este ciclo Bacalhau …com Saberes tentará dar resposta, colocando em confronto, num ambiente ligeiro e descontraído, o saber científico (da Universidade) e o saber de experiência feito (do mundo empresarial).

Programa:

1 – “Os (5) sentidos do bacalhau” | 28 fev | 18h30 | Museu Marítimo de Ílhavo

2 – “Os segredos da demolha” | 28 mar | 18h30 | Navio Museu de Santo André

Workshop

A demolha tradicional e os novos processos. Redução tempo de demolha, otimização de processos, poupança energética, etc…Intervenientes: Jorge Saraiva – professor e diretor da licenciatura em Biotecnologia (UA) e Guedes Vaz – diretor industrial da empresa Rui Costa e Sousa & Irmão.

3 – “Secagem: do ar livre para o frio” | 9 abr | 18h30 | Bacalhau do Barents

Workshop

Os novos processos, o frio, redução do tempo de seca, poupança energética, etc…

Cura tradicional/cura amarela.

Intervenientes: Fernando Neto – professor do Departamento de Engenharia Mecânica (UA) e António Ribau, administrador da empresa Bacalhau do Barents.

Ver mais > http://www.unave.pt/?formacao=ciclo-bacalhau-com-saberes

Para mais informações contactar:

José Carlos Maximino

josemaximino@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias