conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 20 de março: 1º Seminário "O Património Industrial"
UA promove iniciativas no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural 2018
Seminário
Discutir a importância de preservar o património como elemento dinamizador da economia e da sociedade, através do seu potencial direto e indireto, é o objetivo das palestras e workshops que o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro pretende promover ao longo do presente ano. A primeira iniciativa acontece já a 20 de março, com a realização do primeiro Seminário "O Património Industrial", na Biblioteca Municipal de Albergaria-A-Velha, a partir das 14h30. As inscrições estão abertas.

Entre as várias iniciativas, serão realizados seminários mensais sobre o Património do Distrito de Aveiro, com particular incidência nos concelhos de Ovar, Aveiro, Ílhavo e Albergaria-A-Velha, e também Almeida, Municípios com quem o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro tem protocolos e que funcionarão como parceiros nas diversas iniciativas.

Os temas a abordar são:

  • A noção de património cultural no distrito
  • A noção de Reabilitação – sucessos e insucessos
  • A manutenção da autenticidade e da integridade nas intervenções em Património
  • As transformações das cidades ao longo do tempo e a perda ou ganho do valor cultural e patrimonial
  • As intervenções no Património versus as regulamentações
  • O Património Industrial
  • A Arquitetura civil de autor e vernacular do século XIX ao início de XX no distrito
  • A preservação de elementos identificadores do património cultural da região
  • As redes culturais e patrimoniais do distrito
  • Outras que se considerem relevantes.

Estas ações destinam-se ao público em geral, especialmente técnicos, empresas, gestores de Património, políticos, agentes imobiliários, estudantes. A participação é gratuita mas com inscrição obrigatória. 

inscrição deve ser feita no site da Câmara de Albergaria-a-Velha. Os participantes devem confirmar a sua presença dois dias antes de cada sessão, após inscrição. A aceitação da inscrição fica condicionada à lotação da sala ou do espaço, pelo que em caso de rejeição os participantes serão informados.

Contacto para informações adicionais: Alice Tavares, email: tavares.c.alice@ua.pt

Organização: Aníbal Costa, Ana Velosa, Alice Tavares – Licenciatura de Reabilitação do Património da Universidade de Aveiro.

Participação/apoios: Câmara Municipal de Albergaria-A-Velha; APRUPP; Ordem dos Arquitectos.

O 1º Seminário realiza-se no próximo dia 20 de Março em Albergaria-a-Velha, na Biblioteca Municipal. O programa do evento pode ser consultado no ficheiro associado.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias