conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas de 06 a 19 de março de 2018
Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do Projeto de I&D “@CRUiSE – Plataforma de Comunicação Veículo-Infraestrutura para Integração de Impactes de Tráfego”
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do Projeto de I&D “@CRUiSE – Plataforma de Comunicação Veículo-Infraestrutura para Integração de Impactes de Tráfego” referência PTDC/EMS-TRA/0383/2014, para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P., na sua componente Orçamento de Estado, e pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e Programa Operacional Regional de Lisboa (PO Lisboa), na sua componente FEDER.

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do Projeto de I&D “@CRUiSE – Plataforma de Comunicação Veículo-Infraestrutura para Integração de Impactes de Tráfego” referência PTDC/EMS-TRA/0383/2014, para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P., na sua componente Orçamento de Estado, e pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e Programa Operacional Regional de Lisboa (PO Lisboa), na sua componente FEDER, nas seguintes condições:

Área Científica: Sistemas de Energia e Transportes.

Requisitos de admissão: Licenciatura em Ciências da Engenharia Mecânica.

Plano de trabalhos: A bolsa terá como objetivo a integração dos impactes do tráfego rodoviário numa plataforma analítica única para utilização em sistemas avançados de gestão de tráfego (ATMS). O plano de trabalhos tem por base as seguintes tarefas:

  • Modelação numérica da dinâmica do escoamento atmosférico e da qualidade do ar em meio urbano, recorrendo a ferramentas de modelação CFD;

  • Aplicação de redes neuronais à escala local para integração de dados de qualidade do ar numa plataforma online;

  • Desenvolvimento de um eco-indicador para análise económica das externalidades de tráfego;

  • Preparação de artigos para publicação em revistas científicas e/ ou conferências internacionais.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf), e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ambiente e Ordenamento e CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Doutor Carlos Alberto Diogo Soares Borrego.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 1 abril de 2018, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periocidade de pagamento da bolsa é mensal, através de transferência bancária, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar terão por base a avaliação curricular, onde serão avaliados os conhecimentos abaixo mencionados, com a respetiva valoração:

  • Habilitação académica e respetiva classificação (30%);

  • Conhecimentos dos fundamentos da mecânica de fluidos e sua componente experimental (30%);

  • Experiência com ferramentas de modelação numérica e de programação (20%);

  • Boa capacidade oral e escrita da língua inglesa (20%);

O júri poderá, se assim o entender, requerer uma entrevista com os candidatos e apresenta-se no direito de não escolher qualquer candidato, se considerar que os mesmos não cumprem a qualidade ao nível dos critérios exigidos.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído pela Presidente, Doutora Margarida Isabel Cabrita Marques Coelho, Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica; Vogais Doutor Carlos Alberto Diogo Soares Borrego, Professor Catedrático do Departamento de Ambiente e Ordenamento, e Doutora Ana Isabel Couto Neto da Silva Miranda, Professora Catedrática do Departamento de Ambiente e Ordenamento, Vogal suplente: Doutor Jorge Bandeira, Investigador de Pós-Doutoramento do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sendo o (a) candidato (a) aprovado (a) notificado (a) através de correio eletrónico ou, na sua impossibilidade, através de ofício em carta registada.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 06 a 19 de março de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura, disponível no link https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae, datado e assinado;

  • Fotocópia simples do documento de identificação ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;

  • Fotocópia simples do comprovativo do grau académico;

  • Outros elementos relevantes.

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt), até ao termo do prazo fixado, indicando no assunto a referência “Gestão de Trafego ( ATMS)”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem o processo de candidatura para os endereços de correio eletrónico da Profª. Margarida Coelho margarida.coelho@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias