conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas de 5 a 16 de Março
Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do projeto SOGRAPE
Estão abertas candidaturas para atribuição de uma Bolsa de Investigação de Mestre, no âmbito do projeto SOGRAPE (CV 1/2018), e na áreas científicas Química, Bioquímica, Biotecnologia, Biologia ou afins.

1. Área Científica: Química, Bioquímica, Biotecnologia, Biologia, ou áreas afins.

2. Requisitos de admissão: Mestrado (pré ou pós-Bolonha) em Química, Bioquímica, Biotecnologia, Biologia, ou áreas afins, com média final (Licenciatura + Mestrado) igual ou superior a 15 valores, com experiência comprovada na área da cromatografia de gás. Dar-se-á preferência a candidatos com experiência prévia em enologia, química alimentar e processamento estatísticos de dados. Os candidatos serão integrados numa equipa multidisciplinar contendo enólogos, bioquímicos e químicos, pelo que é essencial possuírem uma grande capacidade de comunicação interpessoal.

3. Parâmetros de avaliação: Para além da média final de Licenciatura + Mestrado dos candidatos, serão valorizados os seguintes aspetos: experiência prévia na área da cromatografia de gás, enologia, química alimentar e processamento estatísticos de dados; relevância do percurso académico e profissional para o projeto; indicadores de produtividade científica, como comunicações em congressos científicos e artigos científicos em revistas internacionais indexadas (ISI); motivação para investigação, boa capacidade de trabalho e de dedicação ao projeto.

4. Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver pelo bolseiro visa a análise da composição volátil de mostos e vinhos produzidos em condições específicas, assim como o tratamento estatístico dos dados, interpretação e discussão dos resultados relacionados com as análises efetuadas e elaboração de relatórios.

5. Legislação e Regulamentação aplicável: A Bolsa será em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos), o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Despacho de 13 de Abril da Srª Reitora, publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 9887/2005 (2ª série), de 3 de maio.

6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no x-Chromatography Lab (http://xchromatographylab.x10.mx/), Unidade de Investigação Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares (QOPNA), no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Professora Sílvia M. Rocha.

7. Duração das bolsas: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em 1 de abril de 2018, podendo ser eventualmente renovável até um máximo de 24 meses. Apesar da bolsa poder ser eventualmente renovável não se pode imputar o seu valor para além do período de elegibilidade do projeto.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980,00 (novecentos e oitenta euros) para mestre, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento das bolsas é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

9. Métodos de seleção: O método de seleção baseia-se na avaliação curricular, de acordo com os parâmetros de avaliação atrás referidos dando-se particular atenção i) à adequação do currículo dos candidatos ao projeto (70%); ii) média final de Licenciatura + Mestrado (15%) e iii) comunicações em congressos científicos afins ao projeto e artigos científicos em revistas internacionais indexadas (15%). O júri pode, ainda, considerar necessário recorrer a uma entrevista onde se avaliará a capacidade de comunicação e os conhecimentos/experiência na área requerida. Serão selecionados para a entrevista os 3 melhores classificados na soma dos critérios i), ii) e iii), sendo que a entrevista terá um peso de 30% para a valoração final dos candidatos entrevistados.

10. Composição do Júri de Seleção: Presidente: Sílvia M. Rocha (Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro; Vogais efetivos: Manuel A. Coimbra (Professor Associado com Agregação da Universidade de Aveiro) e Ângelo Salvador (Pós-doc do Laboratório Associado CICECO, Universidade de Aveiro); Vogais Suplentes: dois elementos de entre os membros doutorados da equipa de investigação da UI QOPNA-BQA da Universidade de Aveiro.

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: O resultado do processo de selecção será divulgado através de envio de informação escrita (email) aos candidatos.

12. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 5 a 16 de março de 2018.

As candidaturas deverão ser efectuadas por e-mail para a Professora Doutora Sílvia M. Rocha (smrocha@ua.pt), da Unidade de Investigação QOPNA/Departamento de Química, sito no Complexo dos Laboratórios Tecnológicos da Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro.

As candidaturas devem ser acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, Certificados de habilitações (licenciatura e mestrado), incluindo especificação da média de licenciatura e de mestrado; documentos comprovativos de outros graus, quando aplicável; carta de motivação e apresentação (incluindo endereço de email); Fotocópia do Bilhete de Identidade; outros documentos que suportem a experiência dos candidatos, incluindo cópia da tese de mestrado.

imprimir
tags
outras notícias