conteúdos
links
tags
Concursos e Prémios
PROTOTRANSFER – II Concurso de Protótipos Orientados ao Mercado
Três projetos da UA recebem financiamento para o desenvolvimento de protótipos
Os parceiros do projeto INESPO III (Innovation Network Spain-Portugal) reuniram em Valladolid (Espanha), no passado dia 28 de fevereiro, para selecionar os 21 projetos que irão beneficiar de financiamento para o desenvolvimento de protótipos.

A seleção ficou a cargo de uma Comissão Transfronteiriça estabelecida para o efeito, que avaliou um total de 83 candidaturas apresentadas no âmbito do PROTOTRANSFER – II Concurso de Protótipos Orientados ao Mercado, enquadrado no INESPO III.

A Universidade de Aveiro, através da sua Unidade de Transferência de Tecnologia (UATEC) rececionou 16 candidaturas, tendo selecionados três projetos, a saber:

1. Bateria Power Phoenix para aplicações Grid Scale, projeto dinamizado por investigadores do Departamento de Mecânica;

2. Combustão e Pirólise assistida por radiação eletromagnética como catalisador e catálise dos gases de exaustão da queima de pellets, projeto dinamizado por docentes e investigadores do Departamento de Engenharia Civil, Física e Geociências;

3. DORI – Dosimetria em Radiação de Intervenção, desenvolvido por docente e investigador do Departamento de Física.

No total, serão 21 os projetos/ideias que beneficiarão de financiamento, no montante máximo de 4.000€ para a materialização dos protótipos, assim como de programas formativos gratuitos de impulso ao empreendedorismo e à criação de empresas que se vão desenvolver nos próximos meses.

A Comissão Transfronteiriça, reunida no CECALE – Confederación de Organizaciones Empresariales de Castilla y Léon, considerou como excelente a qualidade dos projetos apresentados, assim como a multidisciplinariedade dos seus promotores e a implicação empresarial que apresentaram, tanto em Portugal como em Espanha.

O objetivo deste concurso era impulsionar atividades de transferência de conhecimento, mediante a materialização e o desenvolvimento de protótipos de forma a obter um produto ou um processo com potencial de ser comercializado no mercado. O período de execução dos projetos vencedores será iniciado em março e finalizado a 30 de novembro de 2018.  

Esta atividade é apoiada financeiramente pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V, POCTEP 2014-2020, apresentando-se como uma das ações principais promovidas pela rede INESPO III, constituída por um consórcio de nove entidades, onde fazem parte a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Coimbra, o CEC/CCIC - Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, e também os parceiros espanhóis da Fundación General da Universidad de Salamanca, a Fundación General da Universidad de Valladolid, a Fundación General de La Universidad de Léon y de la Empresa, a Universidad Pontífica de Salamanca e o CECALE.

imprimir
tags
outras notícias