conteúdos
links
tags
Distinções
Projeto Nanoparticles-based 2D thermal bioimaging technologies vai ser financiado
NanoTBTech do DFis é um dos vencedores do programa FET-OPEN
Das 395 candidaturas submetidas à última chamada do programa FET-Open Research & Innovation Actions, 27 foram selecionadas para financiamento. Um dos consorcios selecionados (NanoTBTech) é liderado pela Universidade de Aveiro (L. D. Carlos, Departamento de Física e CICECO – Instituto de materiais de Aveiro).

O objectivo do NanoTBTech é desenvolver uma tecnologia 2-D de bioimagem térmica com resolução submicroscópica e baseada em nanotermómetros e nanoestruturas aquecedor-termómetro. O projeto inclui a síntese e bio-funcionalização de nanoestruturas luminescentes não tóxicas, que funcionam essencialmente na janela ótica para além de 1000 nm, para nanotermometria e nanoaquecimento in vivo. Além disso, para monitorar a dependência da temperatura da luminescência das nanoestruturas, será desenvolvido um novo sistema de imagem que será implementado em duas aplicações biomédicas relevantes: hipertermia magnética/óptica intracelular modulada espacialmente e detecção e rastreamento in vivo de tumores.

O consórcio é formado pelos seguintes parceiros: Fundacion para la Investigacion Biomedica del Hospital Universitario Ramon Y Cajal (Madrid) e CSIC (Instituto de Ciencia de Materiales de Aragón, University of Zaragoza), Espanha, Centre National de la Recherche Scientifique (Paris), França, Institut Za Nuklearne Nauke Vinca (Belgrado), Sérvia, Trzebiatowski Institute of Low Temperature and Structural Research, Polish Academy of Sciences (Wroclaw), Polónia, Universiteit Utrecht, Holanda e duas SME, NANOIMMUNOTECH S, Espanha, e BIOSPACE LAB, França.

O programa FET Open (Future and Emerging Technologies) apoia os primeiros estágios da investigação científica e tecnológica e da inovação em torno de novas ideias para tecnologias futuras radicalmente novas.

Mais informações sobre as candidaturas selecionadas podem ser vistas aqui.  

imprimir
tags
outras notícias