conteúdos
links
tags
Distinções
Alexandre Carvalho inova nas espumas de grafeno por laser
Estudante de Doutoramento em Engenharia Física premiado na Áustria
Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho conquistou o segundo lugar no concurso de posters da Graphene Study 2018 - Winter que se realizou na Áustria sobre o tema Caracterização Estrutural de Materiais à base de Grafeno. Com a comunicação por poster “Laser-induced graphene piezoresistive sensors”, o estudante do Doutoramento em Engenharia Física da Universidade de Aveiro (UA) deu a conhecer o desenvolvimento de um novo método de produção de espumas de grafeno por laser, com potenciais aplicações no desenvolvimento de transdutores eletromecânicos.

Mais concretamente, a tese de doutoramento de Alexandre Carvalho visa o estudo de vários dispositivos eletromecânicos à base de grafeno, desde sensores de pressão a microfones, ideia pela qual foi já distinguido na edição de 2016 do Programa de Estímulo à Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian para a área da Física.

A Graphene Study 2018 - Winter decorreu de 5 a 10 de fevereiro, em Obergurgl, na Áustria, e contou com a participação de 51 estudantes e 20 oradores, de 19 países diferentes. Esta escola é organizada pela Graphene Flagship, o maior projeto europeu alguma vez financiado (em paralelo com o Human Brain Project), com um orçamento de 1000 milhões de euros com o objetivo de levar o grafeno dos laboratórios ao mercado.

Alexandre Carvalho é orientado por Florinda Costa, professora do Departamento de Física da UA, e coorientado por Elvira Fortunato, professora da Universidade Nova de Lisboa, sendo o trabalho realizado no laboratório associado I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação, em particular no laboratório de CVD-Diamante a cargo de António José Fernandes.

imprimir
tags
outras notícias