conteúdos
links
tags
Distinções
Investigação TEMA
Trabalho em prol da segurança de peões e ciclistas distinguido como melhor poster
A bolseira de investigação Mariana Vilaça e a Professora Margarida Coelho (orientadora do trabalho) - TEMA
O trabalho intitulado "Frequency and Severity of Crashes Involving Vulnerable Road Users - An Integrated Spatial And Temporal Analysis", da autoria de Mariana Vilaça, Eloísa Macedo, Pavlos Tafidis e Margarida C. Coelho, foi distinguido na 15ª edição da Conferência Anual do Grupo de Estudos em Transportes, como melhor poster 2018 na secção de trabalhos publicados.

Garantir a segurança de utentes vulneráveis da via (como ciclistas e peões) passa pela análise de padrões espaciais e temporais, assim como pelo desenvolvimento de modelos preditivos. É no grupo de investigação "Transportation Technology" - coordenado pela professora Margarida Coelho, do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) - que esta investigação em prol da segurança envolvendo peões e ciclistas está a ser realizada.

O trabalho distinguido no passado dia 20 de fevereiro consistiu na análise de acidentes rodoviários que envolvem peões e ciclistas em três das maiores cidades do país: Aveiro, Porto e Lisboa. Esta investigação permitiu identificar que as zonas com maior densidade de feridos (peões ou ciclistas) são as áreas de elevada atração como estações ferroviárias, zonas comerciais e pontos turísticos. Finalmente, o trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo preditivo que identifica as variáveis significativas na previsão deste tipo de acidentes.

“Esta distinção é muito gratificante, uma vez que representa um reconhecimento do mérito da investigação realizada pelo grupo de investigação “Transportation Technology” pela comunidade científica nacional da área dos transportes (que engloba investigadores da Universidade de Lisboa, Coimbra, Porto e Aveiro)”, admite Margarida Coelho.

imprimir
tags
outras notícias