conteúdos
links
tags
Conferências
Prazo aberto para submissão de artigos
UD18 promete refletir sobre a (in)visibilidade do design na contemporaneidade
UD18 promete refletir sobre a (in)visibilidade do design na contemporaneidade
Até 30 de abril está aberta a segunda fase de submissão de artigos e primeira fase de inscrições ao UD18 - 7º Encontro de Doutoramentos em Design. Organizada pelos alunos do Programa Doutoral em Design UA/UP, esta conferência internacional decorre no Complexo de Ciências de Comunicação e Imagem (CCCI) da Universidade de Aveiro, entre os dias 14 e 15 de Junho. Nuno Gusmão, designer e co-fundador do Atelier P-06, e Manuel Estrada, designer, conferencista e Presidente da Bienal IberoAmericana de Design, são os primeiros keynote speakers confirmados para o UD18.

Esta conferência internacional convida doutorandos, recém-doutorados, investigadores, docentes e profissionais da área do design, ou outras que lhe sejam adjacentes, a partilhar as suas investigações, após por um processo de submissão e revisão anónimo por pares (blind peer-review) dos respectivos artigos. Alunos dos diversos ciclos de estudos e o público académico e não-académico são também convidados a inscrever-se e assistir à conferência.

Esta edição procurará refletir sobre a (in)visibilidade do design. Atualmente os artefactos que medeiam a nossa relação com o Mundo, as vidas e memórias que encerram acumuladas ao longo de anos, tornam-se gradualmente mais compactos e eficientes, nalguns casos desaparecendo e migrando para a cloud.

Como lidar com a desmaterialização e supressão dos sentidos inerentes à fisicalidade das coisas? Cada vez mais a incumbência do design passa por dar forma e função a objetos imateriais, desenhando a relação do Homem com os dispositivos digitais dos quais a sua vida passou a depender de forma indissociável.

No UD18, pretende-se descobrir e compreender os novos desafios que se impõem à prática e à disciplina do Design: benefícios e perigos da revolução tecnológica sobre o Homem (a nível cognitivo, social e interpessoal) e sobre o planeta; novas tecnologias de produção; áreas emergentes e tangências (in)visíveis com outras disciplinas; territórios, culturas e histórias esquecidas ou ocultas; a erosão da autoria através da disseminação generalizada de textos, imagens e conteúdo intelectual na internet; o papel do investigador e a (in)visibilidade das investigações fora do seio da academia.

Em breve serão anunciados os restantes keynote speakers, convidados nacionais e internacionais de reconhecida importância para a disciplina e prática do design, que trarão perspectivas únicas à discussão do tema com a audiência e os participantes.

A organização da iniciativa conta com o apoio do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), do qual fazem parte a Universidade de Aveiro (UA), a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBA-UP) e a Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). 

Nuno Gusmão (n.1966) é sócio fundador do P-06 Atelier. Criado em 2006, o atelier é responsável for diversos projetos de elevada projeção e reconhecimento a nível nacional e internacional, conciliando o design de comunicação com a arquitetura, museografia, sinalética e sistemas de orientação, convocando simultaneamente a colaboração de diversos especialistas. O Museu do Oriente (Lisboa), a Cidade do Futebol (Oeiras) o Museu do Megalistismo (Mora), o Teatro e Auditório de Poitiers (França) são apenas alguns dos mais recentes projetos do atelier.

Manuel Estrada (n.1953) criou com cinco colegas o inovador colectivo Sidecar no início da década de 80, trocando a sua formação original em arquitetura pelo design e publicidade. Fundou o seu atelier próprio, Estrada Design, em 1989, conciliando desde então a prática profissional com a presidência de importantes organizações de design: Bienal Iberoamericana de Design (bid), Associação de Designers de Madrid (di_mad) e Conselho Superior para a Educação das Artes do Governo Espanhol. Tem também participado em diversas conferências e realizado workshops em vários países. Esta conferência internacional, que em 2018 irá decorrer no Complexo de Ciências de Comunicação e Imagem (CCCI) da Universidade de Aveiro, entre os dias 14 e 15 de Junho, é uma iniciativa dos alunos do Programa Doutoral em Design UA/UP e conta com o apoio do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), do qual fazem parte a Universidade de Aveiro (UA), a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBA-UP) e a Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). 

Datas importantes a reter:

1 de fevereiro a 15 a março: 1ª fase de submissão de artigos

até 15 de abril: notificação de aceitação/recusa dos artigos submetidos na 1ª fase

até 30 de abril: 1ª fase de inscrições na conferência (early-bird - preços mais baixos)

16 de março a 30 de abril: 2ª fase de submissão de artigos

até 31 de maio: notificação de aceitação/recusa dos artigos submetidos na 2ª fase

até 5 de junho: 2ª fase de inscrições na conferência

Os artigos aprovados e apresentados em conferência integrarão o livro de comunicações, a ser editado posteriormente.

Todas as informações estão disponíveis no site oficial da conferência, na página do Facebook, existindo, ainda, um email para o esclarecimento de dúvidas.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias