conteúdos
links
tags
Conferências
Debate a 21 de fevereiro, entre as 15h30 e as 17h30. no DAO/UA
Debate com o filme "O tema escaldante - Quando a bioenergia corre mal"
Um debate com projeção do documentário "O tema escaldante - Quando a bioenergia corre mal", promovido pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro (UA) e a Associação Zero, está agendado para 21 de fevereiro, entre as 15h30 e as 17h30, no anfiteatro do DAO.

A utilização de biomassa tem sido apontada como uma solução renovável e sustentável para a produção de diversos vetores energéticos, com benefícios ao nível da redução do consumo de combustíveis fósseis e respetivas emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo também para uma gestão da floresta e de uma variada gama de resíduos mais eficiente. Contudo, o aumento verificado na procura de bioenergia tem sido acompanhado por uma preocupação crescente com os seus impactos ambientais, económicos e sociais, tais como desflorestação, competição com produtos destinados ao setor alimentar e conflitos de ocupação do solo.

Neste contexto, será realizada a projeção de um documentário sobre a utilização de bioenergia e que servirá de mote para um debate, envolvendo a comunidade académica, especialistas e o público em geral, sobre as vantagens e desvantagens associadas aos sistemas bioenergéticos e os desafios que colocam à sociedade. "O tema escaldante - Quando a bioenergia corre mal" é um documentário co-produzido pela BirdLife Europe and Central Asia e pela Transport & Environment.

Debate:

Moderador: Carlos Borrego, Diretor do DAO

Mesa:

- Nuno Former, ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável

- Teresa Fidélis, Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro

- Peter Roebeling, Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro

- Artur Serrano, Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

- Marta Ferreira Dias, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro

Comissão Organizadora (DAO): Célia Alves; Isabel Nunes; Teresa Fidélis; Ana Isabel Miranda; Luís Tarelho; Peter Roebeling

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias