conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
19 de fevereiro 2018
Introdução ao software de Análise Qualitativa webQDA
webQDA
A UNAVE promove, em regime presencial, a formação "Introdução ao software de Análise Qualitativa webQDA". Está agendada para o dia 19 de fevereiro e as inscrições estão abertas.

Introdução ao software de Análise Qualitativa webQDA

fundamentação

Recentemente, tem-se constatado que as metodologias de investigação qualitativa podem produzir compreensão rigorosa e relevante acerca das práticas em educação, saúde, gestão, de entre muitas outras áreas do conhecimento humano. Embora tenha sido por muito tempo considerada inferior relativamente às abordagens quantitativas, a investigação qualitativa tem alcançado maior credibilidade, não somente pela evolução das técnicas e instrumentos, mas pela maior fiabilidade e confiabilidade dos resultados proporcionados pelo uso de programas informáticos específicos para a organização, questionamento e análise de dados não numéricos e não estruturados.

O webQDA (www.webqda.net) é um programa informático destinado à investigação qualitativa e proporciona inúmeras vantagens em relação à investigação sem recurso a um software ou outros programas não específicos, tais como um processador de texto ou uma folha de cálculo. Com o webQDA, o investigador pode editar, visualizar, interligar e organizar documentos. Pode criar categorias, codificar, controlar, filtrar, fazer buscas e questionar os dados com o objetivo de responder às suas questões de investigação.

Apesar de existirem alguns pacotes de software que tratam dados não numéricos e não estruturados (texto, imagem, vídeo, áudio) em análise qualitativa, poucos são os que podem ser utilizados por vários investigadores, num ambiente de trabalho colaborativo e distribuído como a Internet pode oferecer. Em contexto académico, o webQDA é especialmente útil para investigadores, alunos de mestrado, doutoramento e pós-graduação que necessitem de analisar dados qualitativos, individual ou colaborativamente, de forma síncrona ou assíncrona. Em contexto empresarial, tem aplicação na análise de dados provenientes do mercado, como por exemplo, consumidores.

objetivos gerais

– Aprofundar conhecimentos no sentido de auxiliar os investigadores a lidar com dados não numéricos e não estruturados em análise qualitativa;

– Capacitar para a utilização do software de análise qualitativa webQDA;

– Discutir como esta ferramenta pode ser usada em diversas metodologias de investigação e conjuntamente com outras ferramentas;

– Desenvolver um projeto que sirva de modelo e de base de aprendizagem das funções disponíveis no webQDA.

destinatários

Estudantes de mestrado, doutoramento e outros profissionais e investigadores no contexto académico, empresarial e corporativo.

pré-requisitos

Espera-se que os formandos tenham conhecimento básico de informática (Edição de texto e navegação na internet), e que tenham algum conhecimento ao nível de investigação de dados qualitativos (Análise de conteúdo, Análise do discurso, Análise do discurso do sujeito coletivo, etc.).

coordenador e formador

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de António Moreira, doutorado pela Universidade de Aveiro, onde desenvolve atividades docentes e de investigação. Tem vários livros e artigos publicados, em Portugal e no estrangeiro, e tem atividade principal na pós-graduação, sendo presentemente Diretor do Programa Doutoral em Multimédia em Educação. Os seus principais interesses de investigação centram-se nos Hipertextos de Flexibilidade Cognitiva, nas Comunidades de Aprendizagem e de Prática e no Ensino de Acesso Aleatório.

O formador é António Pedro Costa, doutorado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. É professor e um dos investigadores/autor do software de apoio à análise qualitativa webQDA (www.weqda.net), área em que tem publicados, em co-autoria, diversos artigos em congressos e revistas nacionais e internacionais e capítulos de livros.

testemunho

“Gostei muito da formação à introdução do webQDA. É um software de fácil utilização e muito intuitivo o que motiva à sua utilização. O formador António Pedro Costa foi muito esclarecedor e preocupado com a aprendizagem de cada um dos formandos. Considero que a qualidade do curso no geral foi excelente.”, Emília Coutinho

Ver curso > http://www.unave.pt/?formacao=introducao-ao-software-de-analise-qualitativa-webqda

Para mais informações contactar:

Virgínia Barreirinha Lopes

virginiablopes@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias