conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
14, 21 e 28 de abril de 2018
Tendências Estéticas da Arquitetura de Interiores
Tendências Estéticas da Arquitetura de Interiores
A UNAVE promove nos dias 14, 21 e 28 de abril de 2018, a formação "Tendências Estéticas da Arquitetura de Interiores". Usufrua de 20% de desconto ao efetivar/ pagar a sua inscrição até ao dia 14 de março de 2018.

Tendências Estéticas da Arquitetura de Interiores

fundamentação

Arquitetura de Interiores, Design de Interiores e Decoração de Interiores são três disciplinas cada vez mais presentes nas remodelações de imóveis em território português. A importância do tratamento dos interiores é tal que permite manter o uso de um imóvel, adaptando-o funcionalmente e atualizando-o esteticamente, para que os seus usuários vivenciem os ambientes com um novo olhar. Nos projetos de remodelação desenvolvem-se diferentes tendências estéticas baseadas nas abordagens e criações de alguns profissionais de destaque, a nível nacional e internacional. Ao conhecermos tais tendências, conseguiremos alcançar resultados mais consistentes e diferenciadores.

objetivos gerais

A ação de formação tem como objetivos gerais dar a conhecer aos formandos as tendências atuais na área de arquitetura e decoração de interiores, através da apresentação de trabalhos elaborados por autores selecionados e um resumo organizado das respectivas abordagens estéticas. Pretende-se dar a conhecer a remodelação de interiores nas diferentes tipologias de espaço, a importância desta área numa relação de integração com as artes em geral e gerar as competências necessárias para desenvolver projetos de forma autónoma.

objetivos específicos

Adquirir e associar conhecimentos entre a arquitetura de um imóvel e o sentido de habitabilidade do seu interior através do estudo de interiores e decoração. Compreender as diferenças entre Arquitetura de Interiores, Design de Interiores e Decoração de Interiores. Dar a conhecer as tendências estéticas atuais de decoração de interiores. Dar a conhecer o trabalho criativo (obras e abordagens) de autores nacionais e internacionais que representem as tendências estéticas mais atuais. Compreender as necessidades do cliente / futuro usuário do espaço e traduzi-las em intervenções espaciais e decorativas. Elaborar um conjunto de soluções práticas criativas através de um projeto de interiores e de decoração como resposta a um enunciado prévio. Estabelecer o debate entre formandos e a discussão de ideias.

destinatários

Estudantes e/ou profissionais interessados nas áreas de Interiores e Decoração, tais como arquitetos, designers, engenheiros, artistas plásticos e profissionais na área de turismo. O curso destina-se, também, ao público em geral que admire esta área e pretenda conhecer o processo de trabalho de arquitetura de interiores e decoração por questões pessoais.

coordenadora

Cláudia Albino, Professora Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.Licenciada em Arquitetura, pela Universidade do Porto em 1989, é mestre em Design e Marketing, em 2001, pela Universidade do Minho e doutorada em Design, em 2015, pela Universidade de Aveiro, com o tema: “Os sentidos dos Lugares. Valorização da identidade do território pelo design”. Investigadora do ID+/ FCT sendo a sua principal área de investigação Design e Território. Tem desenvolvido projetos de valorização das identidades dos territórios pelo design, através da revitalização de técnicas artesanais, identificando localmente saberes significantes dos lugares e resignificando-os através de novos sistemas de produtos e serviços locais, amplificadores antropológicos da vida dos lugares. Neste âmbito tem participado em vários congressos internacionais e publicado em revistas e livros da especialidade.

formadora

Rita Braga Alves Arquiteta, profissional liberal.Licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2000-2006), com especialização em Arquitetura de Ambientes de Saúde pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Atua como arquiteta desde 2006, tendo iniciado o seu percurso profissional na área de Interiores de Espaços Comerciais, a nível nacional e internacional. Entre 2007 partiu rumo ao Rio de Janeiro onde trabalhou durante dois anos e teve contacto com a sensibilidade estética do arquiteto Óscar Niemeyer. Posteriormente trabalhou como assistente de cenografia na Central Globo de Produção, em novelas e séries. Colaborou com arquitetos e decoradores de renome, no Rio de Janeiro, e  foi consolidando um percurso profissional autónomo. Em 2014 fundou o seu atelier de arquitetura e interiores, desenvolvendo trabalhos em Portugal e no Brasil.

* imagem da autoria da formadora

Ver curso > http://www.unave.pt/?formacao=novas-tendencias-na-arquitetura-de-interiores-2

Para mais informações contactar:

Virgínia Barreirinha Lopes

virginiablopes@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias