conteúdos
links
tags
Investigação
Reunião ibérica decorreu na Universidade de Aveiro
Entidades da zona EUROACE cooperam no projeto transfronteiriço DEGREN
Reunião do projeto DEGREN decorreu na UA
O Cluster Habitat Sustentável, do qual a Universidade de Aveiro (UA) é associada, acolheu no passado dia 24 de janeiro os parceiros do projeto DEGREN - DEsign & GReen ENgineering para a sua 2ª Reunião de Coordenação, que teve lugar no edifício da Reitoria da UA. Este projeto tem por objetivo a criação de um Centro Transfronteiriço de Ecodesign na região EUROACE (Alentejo, Centro e Extremadura).

Este Centro Transfronteiriço de Ecodesign terá como objetivos a promoção do desenvolvimento de ideias, investigação e projetos na área do Ecodesign, potenciando a inovação em diversos setores estratégicos desta região para favorecer a geração de novos modelos de negócio baseados no Ecodesign e na Economia Circular, dois domínios relevantes para a estratégia do Cluster Habitat Sustentável e para a UA.

Entre os vários assuntos tratados pelos parceiros na reunião destacam-se o mapeamento de recursos e o Observatório de Ecodesign em desenvolvimento, envolvendo programas de formação a realizar durante o projeto bem como eventos de sensibilização ambiental e diferentes ações de comunicação e difusão do projeto.

O Projeto DEGREN (Centro Transfronteiriço de Inovação Empresarial em Ecodesign da EUROACE), é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG Espanha-Portugal (POCTEP) 2016-2020. Compreende um orçamento global de 1.435.441,96 euros aprovado pelo Comité de Gestão do Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V A Espanha - Portugal (POCTEP) e tem uma duração estimada de três anos. Iniciado em Junho de 2017, envolve as seguintes entidades: Instituto Tecnológico de Rocas Ornamentales y Materiales de Construcción (INTROMAC que é beneficiário Principal), Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Cluster Habitat Sustentável, Colegio Oficial de Ingenieros Industriales de Extremadura (COIIEX), Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), Asociación de Diseñadores de Extremadura (DiEX), Fundación Fundecyt Parque Científico y Tecnológico de Extremadura (FUNDECYT-PCTEX), Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e Universidad de Extremadura (UEX).

Pode encontrar mais informação sobre o projeto quer na página web de POCTEP através do seguinte link: https://goo.gl/z7rALg, quer na página web do projeto que estará disponível brevemente: http://www.degren.eu

imprimir
tags
outras notícias