conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas 12 a 26 de fevereiro de 2018
Bolsa de Investigação (Doutor) no âmbito do Projeto de I&D, designado por “Projeto de Investigação Exploratória, IF/00280/2012/CP0172/CT0006"
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (Doutor) no âmbito do Projeto de I&D, designado por “Projeto de Investigação Exploratória, IF/00280/2012/CP0172/CT0006, Título: Phase Transformations, Microstructural, Compositional and Texture Effects in Nano-Structured Perovskite-related Oxide Materials for Oxygen Storage, Catalytic and Electrode Applications”, para o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, financiado pela FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (Doutor) no âmbito do Projeto de I&D, designado por “Projeto de Investigação Exploratória, IF/00280/2012/CP0172/CT0006, Título: Phase Transformations, Microstructural, Compositional and Texture Effects in Nano-Structured Perovskite-related Oxide Materials for Oxygen Storage, Catalytic and Electrode Applications”, para o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, financiado pela FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica: Ciência e Engenharia de Materiais.

Requisitos de admissão: Doutoramento em Ciência e Engenharia de Materiais.

Plano de trabalhos: O plano de trabalhos inclui (i) síntese/sinterização e (ii) caracterização dos óxidos sólidos em base de ceria-zircónia-alumina, cálcio-estróncio-ferro e ítrio-bário-cobalto, e (iii) deposição das camadas finas destes óxidos sobre estruturas porosas de alumina. Os objectivos a atingir são (i) os materiais puros (monofásicos) dos óxidos sólidos em base de ceria-zircónia-alumina, cálcio-estróncio-ferro e cobre-nickel, (ii) as medições das propriedades estruturais/microestruturais e da variação de estequiometria do oxigênio, e (iii) o desenvolvimento do processo da produção dos catalisadores constituidos por estes óxidos (com possivel inclusão dos metais) e estruturas porosas de alumina.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf), e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Aliaksandr Shaula.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em abril de 2018.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1495.00 para doutores, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar será baseado nos seguintes critérios e respectivas valorações:

  • Adequação do curriculum vitae ao plano de trabalhos (25%);

  • Domínio e experiência em técnicas de preparação de materiais cerâmicos, p.e., sol-gel e combustão (25%);

  • Domínio e experiência em técnicas de caracterização de materiais, incluindo a difração de raios-X, a análise termogravimétrica e a microscopia eletrônica de varrimento (25%);

  • Domínio e experiência em técnicas de deposição das camadas finas dos óxidos sólidos sobre estruturas porosas de alumina (25%).

Os candidatos (as) deverão ainda possuir bons conhecimentos de Inglês (escrito e falado) e ter experiência em investigação.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por Presidente, Doutor Aliaksandr Shaula, Equiparado a Investigador Auxiliar; Vogais: Doutor Duncan Paul Fagg, Equiparado a Investigador Principal, e Doutora Paula Alexandrina de Aguiar Pereira Marques, Equiparada a Investigador Principal; Vogal Suplente: Doutor Gonzalo Guillermo Otero Irurueta, Equiparado a Investigador Auxiliar.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida e afixada no placard do hall de entrada do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sendo o (a) candidato (a) aprovado (a) notificado (a) através de e-mail ou, na sua impossibilidade, através de ofício em carta registada.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12 a 26 de fevereiro de 2018.  

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura, disponível no link https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae, datado e assinado;

  • Fotocópia simples do documento de identificação ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;

  • Documento comprovativo dos graus académicos;

  • Outros elementos relevantes.

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt), até ao termo do prazo fixado neste edital, indicando no assunto a referencia “Projeto de Investigação Exploratória – Aliaksandr Shaula. “ Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico do Doutor Aliaksandr Shaula, shaula@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias