conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Candidaturas até 20 de fevereiro
Prolongamento do prazo das candidaturas para o FameLab - Concurso Internacional de Comunicação de Ciência
FameLab
A Universidade de Aveiro (UA) e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro integram, este ano, a equipa promotora do FameLab em Portugal, assegurando a organização de uma eliminatória regional em Aveiro, a 24 de fevereiro. A UA e a Fábrica desafiam estudantes e trabalhadores em ciência e/ou tecnologia a mostrarem os seus dotes de comunicadores de ciência. O prazo das candidaturas foi prolongado até ao dia 20 de fevereiro.

O FameLab é o mais popular concurso internacional de comunicação científica. Cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo apenas à palavra e ao gesto e sem a ajuda de audiovisuais.

Podem concorrer estudantes ou trabalhadores em ciência e/ou tecnologia, com mais de 18 anos, que falem fluentemente português e inglês.

 

Como concorrer?

Para concorrer basta escolher um tópico científico, gravar um vídeo da apresentação com duração máxima de três minutos, e enviá-lo através do formulário de candidatura. A qualidade e o formato do vídeo não são importantes, mas devem dar ao júri uma ideia do que vai ser a apresentação final quando a realizar perante o público.

As candidaturas para a eliminatória em Aveiro decorrem até ao dia 20 de fevereiro de 2018.

Fases do concurso

As melhores candidaturas passam à etapa seguinte do concurso. A primeira apresentação ao vivo acontece na eliminatória regional, a realizar no Auditório da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, no dia 24 de fevereiro, às 15h30, e que vai selecionar até 4 semifinalistas que vão lutar por um lugar na final nacional, que acontece durante o mês de abril de 2018, em hora e local a anunciar.

Todos os finalistas do concurso vão participar numa masterclass de comunicação de ciência, nos dias 7 e 8 de abril, que os preparará para a grande final nacional. O vencedor nacional representará Portugal na final internacional, a decorrer no Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, entre 5 e 10 de junho de 2018.

Em Portugal, o FameLab é organizado pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica e pelo British Council, em parceria com universidades e Centros Ciência Viva de todo o país.

O regulamento do concurso e mais informações podem ser consultadas em http://www.famelab.pt/

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias