conteúdos
links
tags
Investigação
Investigadores do Departamento de Engenharia Civil participam em projeto internacional
Estudado novo painel sustentável para fachadas de edifícios
Equipa da UA no projeto Green Instruct: Romeu Vicente, Eduardo Roque e Gonçalo Lopes
Um painel de fachada para edifícios que procura reduzir a pegada ecológica e consumos energéticos está a ser desenvolvido por investigadores da Universidade de Aveiro (UA), no âmbito de um consórcio internacional que envolve 14 entidades: universidades, centros de investigação e empresas. Com a designação “Green Instruct”, o projeto, com financiamento europeu através do programa Horizonte 2020, começou em 2016 e tem duração de quatro anos.

O novo painel está a ser estudando para que venha a ser inovador e sustentável, respondendo aos requisitos funcionais de qualquer fachada, tais como isolamento térmico e acústico, resistência ao fogo, conforto visual.

descrição para leitores de ecrã
Edifício revestido com painéis Green Instruct.

O protótipo que está a ser testado é formado por seis camadas integradas. Inclui uma camada mais interior que incorpora materiais de mudança de fase, ou seja, acumulando energia nos períodos de maior calor e libertando-a progressivamente e de forma retardada quando a temperatura interior tende a diminuir. Segue-se, do interior para o exterior, um geopolímero (produzido a partir de resíduos de construção, argila, madeira, vidro, tijolos, gesso, cerâmicos e têxteis). A caixa de ar é preenchida por espuma de poliuretano flexível, servindo prepósitos de isolamento térmico e redução sonora. Após a caixa de ar, uma nova cama de geopolímero é aplicada. Por fim, constituindo a última camada, será incluída uma camada contínua de espuma de poliuretano rígido.

O protótipo conta também com uma camada externa de vegetação vertical (Green Wall). Fixada ao painel interior, para além de contribuir paro o desempenho térmico e acústico do painel, a vegetação terá ainda a função de purificação de águas cinzentas, que posteriormente poderão ser aproveitadas para outros fins.

descrição para leitores de ecrã
Painel Green Instruct - corte.

O painel é constituído por materiais reciclados em mais de 70% do peso do painel. A estrutura em alumínio reciclado confere-lhe elevada performance estrutural. O baixo peso e a facilidade de instalação, além de tornarem o painel numa solução construtiva versátil, potencializa a aceitação e proliferação no mercado.

Marcado pela introdução de ideias disruptivas em relação aos sistemas correntes de construção pré-fabricada, o GI Panel é capaz de conferir um confortável e saudável ambiente interior, reduzir consumos energéticos, contribuir para a limpeza dos poluentes do ar interior e participar ativamente no ciclo da água.

À equipa da UA, coordenada por Romeu Vicente, professor do Departamento de Engenharia Civil, caberá a realização de ensaios do protótipo do painel. 

imprimir
tags
outras notícias