conteúdos
links
tags
Distinções
Investigador do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da UA
José Maria Ferreira é editor principal do Journal of the American Ceramic Society
O investigador José Maria Ferreira
Depois de uma década enquanto Associate Editor de uma das mais importantes revistas científicas mundiais sobre materiais cerâmicos, vidros e compósitos de matriz cerâmica ou vítrea, José Maria Ferreira foi nomeado um dos novos editores principais do Journal of the American Ceramic Society (JACerS). O investigador do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da Universidade de Aveiro (UA) assume agora, entre outras missões, a definição da política editorial daquela revista.

A nomeação para o novo cargo, congratula-se José Maria Ferreira, “significa um reconhecimento do trabalho feito como Editor Associado, um aumento da responsabilidade e um desafio permanente no sentido de ajudar a cumprir da melhor forma possível a missão do JACerS de divulgação do que de melhor se faz na área da ciência dos materiais, com especial ênfase nos materiais cerâmicos, vidros e compósitos de matriz cerâmica ou vítrea”.

Ajudar a definir a política Editorial e as instruções aos autores, fazer uma pré-seleção dos artigos submetidos e decidir quais têm qualidade suficiente para seguirem para o processo de revisão, divulgar e promover o JACerS e atrair contributos de elevada qualidade e impacto, são algumas das novas responsabilidades de José Maria Ferreira.

O JACerS dedica-se à publicação de resultados de investigação originais que abordem, forneçam ou conduzam ao estabelecimento de princípios fundacionais da ciência de materiais cerâmicos, vidros e compósitos de matriz cerâmica ou vítrea. Esses trabalhos, explica o investigador da UA, incluem “relatórios sobre a descoberta, caracterização e medição das propriedades dos novos materiais, composição de fases e suas relações, técnicas de processamento de materiais, e aspectos estruturais a várias escalas (micro e nano)”.

Trabalhos que usem abordagens de modelação teórica e forneçam explicações mecanísticas acerca das interdependências entre as variáveis estudadas e as propriedades medidas para os materiais são vistos com grande interesse. “Todos os artigos publicados devem dar contributos relevantes para os campos da cerâmica e do vidro”, aponta José Maria Ferreira.

imprimir
tags
outras notícias