conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas de 8 a 19 de janeiro de 2018.
Bolsa de Investigação - Mestre (M/F) - Projeto “In-Mould Monitoring System 4.0” – Bolseiro Investigação (BI) n.º 1
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto “In-Mould Monitoring System 4.0”. Projeto de assistência técnico-científica por parte da UA, promovido pela empresa SF Moldes S.A (Aviso 16/SI/2016 Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico | Projetos Individuais.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto “In-Mould Monitoring System 4.0”. Projeto de assistência técnico-científica por parte da UA, promovido pela empresa SF Moldes S.A (Aviso 16/SI/2016 Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico | Projetos Individuais):

Área Científica: Engenharia Mecânica.

Requisitos de admissão obrigatórios (requisitos cumulativos e sob risco de exclusão):

  • Mestrado em Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica, e áreas afins.

Requisitos preferenciais:

  • Desenvolvimento e utilização de metodologias de instrumentação e monitorização;
  • Dissertação de mestrado em temas relevantes para as atividades indicadas;
  • Domínio escrito da língua inglesa.

Plano de trabalhos:

Atividade 3. Desenvolvimento dos sistemas de aquisição e condicionamento de sinal para os diversos sensores. Identificados os tipos e quantidades de sensores a utilizar em molde protótipo o objetivo a atingir nesta atividade é o desenvolvimento dos sistemas de aquisição e condicionamento de sinal para os diversos sensores a instalar na ferramenta moldante. O sistema de aquisição deverá ser flexível e modular para permitir a sua extensão para aquisição de sinais de outros sensores que se venham a provar necessários incluir na ferramenta moldante. O sistema de condicionamento de sinal deverá incluir o hardware/software necessários para filtragem, ajuste de níveis de tensão/corrente e conversão analógica/digital. O sistema de aquisição de dados deverá também estar habilitado para comunicar via rede cablada e/ou sem fios de modo a enviar/receber informação de sistemas de processamento de mais alto nível.

No âmbito desta atividade serão desenvolvidas as seguintes tarefas:

  • Tarefa 3.1 – Estudo do mercado de modo a selecionar os sensores adequados a instalar na ferramenta moldante. De acordo com as necessidades de monitorização estabelecidas na atividade 1 deverá ser realizado um estudo exaustivo do mercado de modo a selecionar os sensores adequados a instalar na ferramenta moldante.
  • Tarefa 3.2 – Desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados. Desenvolver um sistema de aquisição de dados tendo em conta os diferentes tipos de sensores selecionados e que permita extensões futuras com outros sensores. Deverá ser projetado e desenvolvido todo o hardware/software necessários para: alimentação dos sensores, filtragem dos sinais, ajuste de níveis de tensão/corrente e conversão analógica/digital.
  • Tarefa 3.3 – Desenvolvimento do sistema de comunicação de dados. Desenvolver o sistema de comunicação de dados que permita utilizar via rede cablada e/ou sem fios para comunicar com os sistemas de processamento de mais alto nível. As condições de operação das máquinas de injeção, e em especial na ferramenta moldante (grandes amplitudes térmicas, grandes volumes de materiais metálicos que são utilizados nas ferramentas moldantes, vibrações induzidas na ferramenta moldante nos ciclos de injeção, entre outros), podem colocar alguns problemas aos circuitos eletrónicos de aquisição e transmissão de dados. Assim, deverão ser estudadas as soluções mais adequadas para a transmissão de dados do sistema de aquisição (localizado na máquina de injeção e na ferramenta moldante) para o sistema de transmissão e armazenamento a desenvolver na etapa 4. Por último, deverá ser estabelecido e implementado o protocolo de comunicação com o sistema a desenvolver na atividade 4.

Local de trabalho: O trabalho será maioritariamente desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, podendo alguns trabalhos decorrer nas instalações da SF Moldes, S.A, sob a orientação científica do Professor Doutor Jorge Augusto Fernandes Ferreira e da Professora Doutora Mónica Sandra Abrantes de Oliveira Correia.

Duração da bolsa e Regime de Atividade: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto a 01 de fevereiro de 2018, em regime de exclusividade, eventualmente renovável até ao limite máximo de 24 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa corresponde a 980,00EUR, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

A.- Avaliação curricular – com valoração de 100%, que será realizada de acordo com os seguintes critérios:

  • Currículo académico em área adequada, em conformidade com os requisitos de admissão (40%);

  • Currículo técnico-científico e experiência comprovada nas temáticas indicadas como condições preferenciais (40%);

  • Currículo técnico-científico e experiência comprovada em outras áreas relevantes para o desenvolvimento do programa de trabalhos (20%)

Se necessário para comprovar o mérito dos candidatos realizar-se-á uma Entrevista aos três melhores classificados no âmbito da Avaliação Curricular.

B.- Entrevista que avaliará cada candidato admitido, nos seguintes domínios:

  • Conhecimentos específicos relevantes para a execução do plano de trabalhos a desenvolver (60%);

  • Capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal (20%);

  • Domínio oral da língua portuguesa e inglesa (20%).

Caso não seja realizada a Entrevista, a avaliação final será correspondente somente à Avaliação curricular.

Caso seja realizada a Entrevista, a avaliação final será executada de acordo a seguinte ponderação:

  • 70% Avaliação curricular;

  • 30% Entrevista.

O concurso será encerrado se nenhum dos candidatos se revelar adequado.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do júri: Professora Doutor Jorge Augusto Fernandes Ferreira, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro;

Vogais: Professora Doutora Mónica Sandra Abrantes de Oliveira Correia, Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, e Professor Doutor Vítor Manuel Ferreira dos Santos, Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto, para apresentação de candidaturas, no período de 08/01/2018 a 19/01/2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta/e-mail de candidatura, utilizando o formulário de candidatura a bolsas de investigação disponível em https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado, e Cópia simples do(s) Certificado(s) de Habilitações.

As candidaturas, dirigidas ao Presidente do Júri, devem ser enviadas, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para o endereço dem.bolsas@ua.pt , com Cc para jaff@ua.pt, com indicação da referência do projeto no assunto, da seguinte forma: “UA – Projeto “In-Mould Monitoring System 4.0” – Bolseiro Investigação (BI) n.º 1” e acompanhada dos documentos referidos anteriormente.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

imprimir
tags
outras notícias