conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 4 de Janeiro
Bolsa de Investigação (Mestre) na área da Engenharia Química
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, para o desenvolvimento de estudos teóricos e experimentais de propriedades de transporte.

Área científica: Engenharia Química

 

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão ser detentores do grau de Mestre em Engenharia Química.

 

Plano de trabalhos: A bolsa terá por objetivo principal o estudo teórico e experimental de coeficientes de difusão em fluidos supercríticos e líquidos comprimidos. As atividades do bolseiro incluem: medição de coeficientes de difusão em misturas binárias e ternárias nos estados líquido e supercrítico; modelação de dados experimentais; compilação de uma base de dados de difusividades multicomponente a partir da literatura; desenvolvimento de um modelo de base molecular para estimar difusividades em misturas densas multicomponente.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. — 2013 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Associado CICECO da Universidade de Aveiro sob orientação dos Professores Doutores Carlos Manuel Silva e Maria Inês Portugal.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 1 (um) ano, em regime de exclusividade, com início previsto em Janeiro.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Critérios de Avaliação: As candidaturas que cumpram os requisitos do concurso serão analisadas e classificadas de acordo com os dois itens seguintes: análise de CV (70 %) e experiência relevante para o plano de trabalhos (30 %). Em caso de dúvida, os primeiros 3 candidatos serão convidados para uma entrevista pessoal e nestes casos a avaliação documental valerá 70 % e a entrevista pessoal 30 %. Na análise do CV considerar-se-á a média do Mestrado Integrado em Engenharia Química (ou de 1º e 2º ciclos, no caso de formação bietápica), a relevância da dissertação de mestrado, a experiência laboratorial, valências a nível de transferência de massa, processos de separação, modelação e simulação, e eventuais publicações e participações em congressos. Dar-se-á prioridade a Mestres em Engenharia Química formados nos últimos três anos. A entrevista será conduzida em português e inglês.

 

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído pelos Professores Doutores: Carlos Manuel Silva (Presidente do Júri), Maria Inês Portugal e Ana Margarida Barros Timmons, tendo como suplentes os Professores Doutores Francisco Avelino Freitas e Ana Barreto Xavier.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através da lista ordenada por ordem decrescente de classificação, afixada em local visível e público do CICECO, sendo todos os candidatos notificados por correio eletrónico.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O prazo de receção das candidaturas será de 20 de dezembro de 2017 até 4 de janeiro de 2018.

 

As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de carta de motivação, curriculum vitae, certificado de habilitações, certidão(ões) com as classificações obtidas a cada unidade curricular do MIEQ (ou de 1º e 2º ciclos, no caso de formação bietápica).

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio electrónico para carlos.manuel@ua.pt, fazendo menção explícita do concurso a que se referem no assunto do email.

imprimir
tags
outras notícias