Área Científica Genérica: Química, Física, ou áreas afins
Área Científica: Química computacional
Requisitos de admissão:
Os destinatários da bolsa são os licenciados em Química, Física, ou áreas afins, (à data da candidatura da Bolsa), com classificação final igual ou superior a 15 valores.
São requisitos preferenciais:
a) experiência na área relevante para o tema proposto (nomeadamente no uso de software de cálculo de estrutura electrónica - Gaussian/NWChem/…);
b) domínio do software de simulação de dinâmica molecular GROMACS e/ou Monte Carlo RASPA;
c) conhecimentos comprovados em programação usando PYTHON;
d) domínio oral e escrito da língua portuguesa e da língua inglesa;
Plano de trabalhos: Participar na implementação de um sistema de computação distribuído para a optimização conformacional de sistemas moleculares.
Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Associado CICECO da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Sérgio Miguel Santos.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em janeiro de 2018, eventualmente renovável por um período adicional de 3 meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de transferência bancária.
Métodos de seleção: Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: i) avaliação curricular, ii) experiência prévia na área e iii) entrevista, com a valoração pontual de 8, 7 e 5, respetivamente. Só serão chamados a entrevista os candidatos que obtiverem classificação superior a 10 pontos no somatório da avaliação aos critérios i) e ii). A entrevista será dispensada na eventualidade de haver apenas um candidato com classificação superior a 10 pontos no somatório da avaliação aos critérios i) e ii).
Composição do Júri de Seleção: Doutor Sérgio Miguel Santos (Presidente do Júri), Doutor Nuno João Silva e Doutora Vânia Calisto.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Laboratório Associado CICECO, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de dezembro de 2017 a 9 de janeiro de 2018.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:
i. Carta de motivação;
ii. Curriculum vitae;
iii. Cópia do(s) certificado(s) de habilitações detalhados;
iv. Cópia do Bilhete de Identidade e/ou Cartão de Cidadão;
As candidaturas deverão ser enviadas por email para sergio.santos@ua.pt (Sérgio Santos) até às 23h59 do último dia do concurso, indicando no assunto “Candidatura BI 2018”