conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas 12 a 26 de novembro de 2017
Bolsa de Pós-Doutoramento para projeto FUTURAR Qualidade do Ar em Portugal em 2030
Estão abertas candidaturas para uma bolsa de pós doutoramento na área de Ciências do ambiente e Alterações globais, no âmbito do projeto FUTURAR Qualidade do Ar em Portugal em 2030 - apoio à decisão política (PTDC/AAG-MAA/2569/2014).

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto FUTURAR Qualidade do Ar em Portugal em 2030 - apoio à decisão política,/ Universidade de Aveiro, referência PTDC/AAG-MAA/2569/2014, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências do ambiente e Alterações globais.

Requisitos de admissão: O candidato deverá possuir o grau de Doutor em Ciências Aplicadas ao Ambiente ou Engenharia do Ambiente. O candidato deverá ainda deter:

  - Conhecimentos na área das emissões atmosféricas e gestão da qualidade do ar;

  - Conhecimentos/Experiência em programação em ambiente unix/linux (fortran, python, R) e sistemas de informação geográfica (ArcGIS);

  - Experiência em modelação numérica meteorológica e/ou qualidade do ar;

  - Capacidade de trabalhar numa equipa multidisciplinar;

  - Entusiasmo, independência, motivação, responsabilidade para a execução das tarefas propostas;

  - Capacidade de comunicação e escrita em língua inglesa.

Será dada preferência a candidatos com formação em Engenharia do Ambiente.

Plano de trabalhos: A bolsa terá por objecto a realização de trabalho de apoio ao desenvolvimento das tarefas previstas no projeto FUTURAR, em particular:

  1. Apoiar o desenvolvimento e desagregação de cenários de emissões para Portugal

  2. Realizar simulações meteorológicas e de qualidade do ar para os anos de 2020, 2025 e 2030, nomeadamente através da definição de cenários e aplicação de um sistema de modelos à escala regional.

  3. Contribuir para a avaliação dos impactes dos cenários de emissões na qualidade do ar, no ambiente e na saúde.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pelo Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto, na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, de 25 de junho, alterado pelos Regulamentos nº 326/2013, de 27 de agosto de 2013, e Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015, e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro aprovado pelo Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Joana Ferreira.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto para janeiro de 2018, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.495€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação Curricular, onde serão avaliados os conhecimentos abaixo mencionados, com a respetiva valoração de:

  - Publicações e comunicações de artigos científicos (40%);

  - Experiência comprovada em modelação meteorológica (com o WRF) e/ou modelação da qualidade do ar (40%);

  - Experiência/formação em Engenharia do Ambiente (20%).

Se necessário para comprovar o mérito dos candidatos realizar-se-á entrevista aos três melhores candidatos.O concurso será encerrado se nenhum dos candidatos se revelar adequado.

Composição do Júri de Seleção: Joana Ferreira (Presidente do Júri), Ana Isabel Miranda e Myriam Lopes.

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 12 a 26 de dezembro de 2017.

Formalização e envio da candidatura: As candidaturas, dirigidas ao Presidente do Júri, devem ser formalizadas por correio electrónico, para o endereço dao-bolsaseconcursos@ua.pt, com Cc para jferreira@ua.pt, indicando o assunto Ref.ª: BPD/FUTURAR/2017-2, incluindo uma carta.de motivação do candidato para o trabalho em questão, e os seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado e assinado; Certificado(s) de Habilitações; cópia do documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão Cidadão), indicação do nome e detalhes de contacto (posição e email) de duas pessoas disponíveis para fornecer informações sobre o candidato caso sejam contactados para o efeito.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por pontuação final e através de notificação dos candidatos por correio eletrónico.

imprimir
tags
outras notícias