conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
28 de fevereiro, 3, 7, 10, 14, 17, 21, 24 de março, 4, 7, 11, 14 e 18 de abril de 2018
Otimização de Processos Produtivos na Indústria 4.0
Otimização de Processos Produtivos na Indústria 4.0
Nos dias 28 de fevereiro, 3, 7, 10, 14, 17, 21, 24 de março, 4, 7, 11, 14 e 18 de abril de 2018 a UNAVE tem agendada a formação "Otimização de Processos Produtivos na Indústria 4.0". As inscrições estão abertas.

Otimização de Processos Produtivos na Indústria 4.0

Fundamentação

A Industria 4.0 é um conceito de indústria que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos produtivos. Os processos de produção são cada vez mais eficientes, autónomos e descentralizados. Desta forma, a interoperabilidade dos sistemas e de todos os agentes envolvidos é fundamental.

Objetivos

Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos ao nível da automatização e otimização de processos fabris, através da criação e desenvolvimento de sistemas, que recolham e integrem grandes quantidades de dados (em tempo real e não só), recorrendo a ferramentas de otimização e técnicas de visualização para apoio de decisões a nível tático e operacional.

Destinatários

Profissionais das áreas de produção, manutenção ou desenvolvimento.

Estudantes.

Coordenadores e Formadores

A coordenação científico-pedagógica e a formação são da responsabilidade:

Ana Luísa Ferreira Andrade Ramos docente no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro. É membro da Comissão Executiva do Departamento. É membro integrado da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro. As suas áreas de trabalho centram-se na engenharia de sistemas e na modelação e simulação de sistemas complexos, com aplicações no setor industrial e no setor dos transportes. Tem participado em projetos de investigação científica e em projetos de colaboração com a indústria. É co-autora de capítulos de livros e de vários artigos científicos publicados em revistas de circulação internacional com arbitragem científica.É membro da IEEE Society, da IEEE Systems, Man, and Cybernetics Society, da International Association of Computer Science and Information Technology, da Systems Engineering & Architecting Network for Research (SEANET) e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Investigação Operacional (APDIO).

Ana Maria Pinto de Moura, Professora Auxiliar no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro (UA), Investigadora no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) e colaboradora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC-Coimbra). Terminou o seu Doutoramento em 2005, na FEUP, em Engenharia Eletrotécnica e Computadores. A sua principal área de investigação é Investigação Operacional, mais concretamente em Problemas de Otimização Combinatória, aplicada ao desenvolvimento de métodos de decisão e otimização em problemas industriais e organizacionais. Tem colaborado com alguns grupos de investigação nacionais e estrageiros, na resolução de problemas de distribuição, logística e produção, tanto em projetos de investigação científica com outras instituições de ensino superior, como também com a indústria. Tem vindo a lecionar unidades curriculares de, Investigação operacional, Gestão de operações, Sistemas de apoio à decisão, entre outras.

José Paulo Oliveira Santos, professor na Universidade de Aveiro, licenciou-se em Engenharia Electrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro, obteve o Mestrado em “Engenharia Informática e de Comunicações – ramo de redes de computadores” na Universidade de Coimbra e o Doutoramento em “Automação Industrial” na Universidade de Aveiro. Leciona desde 1995 diversas disciplinas nomeadamente Tecnologias de Acionamento e Comando, Controlo Integrado da Produção, Sistemas Inteligentes de Fabrico, Informática Industrial, Automação II, Comando Numérico de Máquinas Ferramenta, Introdução à Informática, Programação e Estrutura de Dados e Algoritmos, Eletrotecnia, e Automatismos Industriais. Tem participado e coordenado diversos projetos entre a Universidade de Aveiro e diversas empresas. É atualmente o Diretor de curso do Mestrado em Engenharia de Automação Industrial.http://www.ua.pt/dem/PageCourse.aspx?id=124http://www.ua.pt/dem/course/124/?p=4

Ver curso > http://www.unave.pt/?formacao=6920

Para mais informações contactar:

José Carlos Maximino

josecmaximino@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias