conteúdos
links
tags
Bolsas
Bolsa de investigação para mestres em Química, Bioquímica ou áreas afins
De 22 de novembro a 7 de dezembro, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do “Projeto de Investigação Exploratória” do Programa Investigador FCT 2015, Ref.ª IF/00798/2015, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e, quando elegíveis, através de fundos nacionais e pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020 e Compete 2020.

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do “Projeto de Investigação Exploratória” do Programa Investigador FCT 2015, Ref.ª IF/00798/2015, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e, quando elegíveis, através de fundos nacionais e pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020 e Compete 2020, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Química

 

Requisitos de admissão: Mestrado na área da Química, Bioquímica ou áreas afins, com experiência laboratorial na área de Química Analítica e Ambiental e domínio de técnicas analíticas avançadas de espectroscopia e cromatografia líquida para a caracterização estrutural de matrizes orgânicas complexas.

 

Plano de trabalhos: A bolsa tem por objectivos: 1) apoiar na implementação e execução de campanhas de amostragem de partículas atmosféricas e de águas do mar; 2) implementação de metdologias analíticas para a caracterização estrutural da matéria orgânica presente nas amostras recolhidas, através de técnicas espectroscópicas e cromatográficas; 3) desenvolvimento de experiências de foto-oxidação das amostras de matéria orgânica; e 4) apoiar na disseminação dos resultados, através da preparação de artigos científicos para publicação.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Despacho de 13 de abril da Srª Reitora, publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 9887/2005 (2ª série), de 3 de maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no grupo Processos Ambientais e Poluentes do CESAM e Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Regina Duarte (Equiparada a Investigadora Principal) e do Professor Doutor Armando da Costa Duarte.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renovável por mais 6 meses até ao limite máximo de 12 meses, com início previsto em janeiro de 2018.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). Inclui também o reembolso do SSV, de acordo com as regras em vigor. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, eventual entrevista aos três melhores classificados, no método de avaliação curricular, caso o Júri venha a entender como necessário. Os métodos e critérios de seleção e sua valoração são os seguintes:

-  Avaliação curricular (70%): qualificação académica ao nível de Mestrado e respetiva classificação igual ou superior a 15 valores (3 valores); experiência prévia de laboratório e conhecimentos na área da utilização de técnicas espectroscópicas e cromatográficas (5 valores); estágios de investigação ou outros tipos de atividades em áreas relevantes para o Projeto (1 valor); autoria de publicações, preferencialmente em revistas científicas (1 valor);

- Entrevista (30%): Os 3 melhores candidatos, após classificação obtida pela aplicação do método da avaliação curricular, serão convocados para entrevista, caso se justifique. Na entrevista será tido em conta o interesse do candidato em prosseguir estudos conducentes ao grau de doutoramento, e a respetiva capacidade de comunicação e de motivação para desenvolver trabalho de elevada qualidade.

 

Composição do Júri de Seleção: Doutora Regina Duarte (Presidente do Júri), Professor Doutor Armando da Costa Duarte e Doutora Teresa Rocha Santos (vogais efetivos), Doutora Sónia Morais Rodrigues (vogal suplente).

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 22 de novembro a 7 de dezembro de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado e assinado, cópia do(s) Certificado(s) de Habilitações, Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão, e cópia das publicações relevantes para os objetivos da bolsa. As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por email até às 24 horas do último dia do concurso para o seguinte endereço: regina.duarte@ua.pt (Doutora Regina Duarte). O assunto da mensagem deve indicar: “Bolsa BI/ProExp/IF2015 – [nome do candidato(a)]”.

imprimir
tags
outras notícias