conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
23 de fevereiro, 2, 16 e 23 de março de 2018 + 1 dia a definir
Curso Avançado “Análise Qualitativa com Apoio do Software webQDA”
webQDA
A UNAVE promove o Curso Avançado “Análise Qualitativa com Apoio do Software webQDA”. O seu inicio está agendado para o dia 23 de fevereiro de 2018. As inscrições estão abertas!

Curso Avançado “Análise Qualitativa com Apoio do Software webQDA”

fundamentação

Este curso pretende discutir em profundidade alguns dos pressupostos subjacentes ao trabalho de investigação aplicado às Ciências Sociais e Humanas. Embora pretendamos explicitar as etapas dos processos de investigação qualitativa e suas inter-relações, iremos focar nos procedimentos da análise qualitativa, com vista ao desenvolvimento de um projeto de investigação de qualidade. Sendo um curso avançado, espera-se que os participantes tenham alguma base teórica na área de metodologia científica. Deste modo, este curso irá constituir um espaço de contacto crítico, com a apresentação e prática de diferentes procedimentos de análise qualitativa no contexto da utilização integrada do software webQDA.

Por compreendermos que a aprendizagem da análise qualitativa com ou sem apoio de uma ferramenta tecnológica necessita de experiências práticas que tenham começo, meio e fim, neste curso teremos análise integrada e completa. Este caráter prático pretende ajudar os participantes a responderem às seguintes questões:

. Como harmonizar os problemas de investigação e análise dos dados?

. Quais as articulações entre as várias fases metodológicas, como a análise dados e a escrita de resultados?

. Com que ferramenta de apoio poderei analisar os dados de que disponho?

. Como organizar a análise para chegar a resultados úteis?

. Como interpretar resultados de investigação? Suas limitações e potencialidades?

Este curso oferece assim uma introdução (revisão) aos métodos qualitativos aplicados às Ciências Sociais e Humanas, cuja compreensão e utilização permitirá aos investigadores analisar e entender resultados obtidos na investigação, bem como gerar a sua própria análise de dados nos campos que resultem dos seus interesses. Partindo da reflexão sobre diferentes abordagens de investigação, importa discutir essas abordagens e refletir, tão profundamente quanto possível, acerca das suas implicações para a investigação que se pretende realizar. Por outro lado, irá ser proporcionada a oportunidade de aprofundar a utilização integral do webQDA para análise dos dados reais de forma completa. Espera-se que a proposta deste curso contribua para a formação técnica, científica e humana dos participantes. Espera-se também que os participantes sejam capazes de produzir um artigo científico, com a profundidade possível até 6 semanas, no sentido de utilizarem todo o conhecimento teórico, entretanto construído, bem como as técnicas e ferramentas de análise necessárias para responder às questões de investigação.

objetivos gerais

– Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes de investigação que facilitem a apreciação e construção de trabalhos científicos.

– Conhecer instrumentos conceptuais e metodológicos que permitam identificar, observar e compreender problemas com os quais se confronta o investigador em contextos aplicados, assim como apresentar e concretizar propostas de resolução adequadas, incluindo a adoção e/ ou construção de instrumentos de investigação.

– Aprofundar conhecimentos sobre metodologia de investigação, obtenção, tratamento e análise de dados, bem como sobre a escrita crítica dos resultados destas análises e suas implicações no desenvolvimento científico da área de estudo.

destinatários

Estudantes de mestrado, doutoramento e outros profissionais e investigadores no contexto académico, empresarial e corporativo, das ciências humanos e sociais

pré-requisitos

Espera-se que os formandos tenham conhecimento básico de informática (Edição de texto e navegação na internet), e que tenham algum conhecimento ao nível de investigação de dados qualitativos (Análise de conteúdo, Análise do discurso, Análise do discurso do sujeito coletivo … etc).

Ter uma licença ativa de pelo menos 90 dias

coordenador e formador

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de António Moreira, doutorado pela Universidade de Aveiro, onde desenvolve atividades docentes e de investigação. Tem vários livros e artigos publicados, em Portugal e no estrangeiro, e tem atividade principal na pós-graduação, sendo presentemente Diretor do Programa Doutoral em Multimédia em Educação. Os seus principais interesses de investigação centram-se nos Hipertextos de Flexibilidade Cognitiva, nas Comunidades de Aprendizagem e de Prática e no Ensino de Acesso Aleatório.

O formador é António Pedro Costa, doutorado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. É professor e um dos investigadores/autor do software de apoio à análise qualitativa webQDA (www.weqda.net), área em que tem publicados, em co-autoria, diversos artigos em congressos e revistas nacionais e internacionais e capítulos de livros.

testemunho do formador

“Este curso permite compreender a importância da utilização de um software de análise qualitativa de dados, em projetos de investigação em diferentes áreas. Permite conhecer o software de análise qualitativa webQDA, exemplificando a organização e potencialidades do programa, suas ações e funções, sistemas de fontes, codificação e questionamento.É abordada a importância de questionar para extrair do webQDA as informações de que se necessita, o significado das análises efetuadas e dos resultados obtidos, a consistência da codificação ao longo da análise dos dados.Com este curso, os participantes irão aprofundar conhecimentos sobre metodologia de investigação, tratamento e análise de dados e utilizar o webQDA para responder às suas questões de investigação de forma criativa e metodologicamente fundamentada.”, António Pedro Costa

testemunho de formando

“Gostei muito da formação à introdução do webQDA. É um software de fácil utilização e muito intuitivo o que motiva à sua utilização. O formador António Pedro Costa foi muito esclarecedor e preocupado com a aprendizagem de cada um dos formandos. Considero que a qualidade do curso no geral foi excelente.”, Emília Coutinho

Ver do curso > http://www.unave.pt/?formacao=curso-avancado-analise-qualitativa-com-apoio-do-software-webqda

Para mais informações contactar:

Virgínia Barreirinha Lopes

virginiablopes@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias