conteúdos
links
tags
Campus
A decorrer até esta quinta-feira
Empresas apresentam-se no Fórum 4e
Empresas apresentam-se no Fórum 4e
As curtas apresentações das empresas que marcam presença no Fórum 4e têm sido bastante concorridas e são um dos momentos altos da iniciativa. Ontem à tarde (24 de outubro), os estudantes e diplomados da UA ficaram a conhecer melhor a Accenture, Celfinet, GFI Portugal, Grupo Visabeira, Jerónimo Martins, kPMG e a Quasar Human Capital.

O Fórum 4e tem como objetivo aproximar os alunos e antigos alunos da UA do mercado de trabalho, seja através da promoção do contacto com empresas/instituições empregadoras ou do fomento de ações promotoras da sua capacidade empreendedora e de criação do próprio emprego.

Durante o evento, para além das entrevistas de emprego, os participantes podem assistir às apresentações das dezenas de empresas regionais e nacionais presentes, bem como contactar informalmente com os representantes de todas elas. As empresas participantes no Fórum 4e procuram quadros técnicos altamente qualificados para colaborar em projetos ambiciosos e exigentes e confiam que na UA irão encontrar as pessoas que procuram. No final do programa de cada dia, além das apresentações e entrevistas, realizam-se workshops e conferências organizadas pela Associação Académica da UA e por alguns núcleos de estudantes.

 O que dizem os paticipantes

descrição para leitores de ecrã

Nelson Brites terminou este ano Engenharia e Gestão Industrial e procura um estágio profissional, pelo que vê o Fórum 4e como uma iniciativa excelente para ter entrevistas de emprego e conhecer melhor as empresas presentes. “Estão aqui reunidas grande parte das grandes empresas nacionais, muitas delas com dimensão internacional, por isso, esta iniciativa pode marcar o início do meu futuro. As apresentações das empresas e o networking que se lhes segue permite-nos contactar logo de forma informal com as empresas e recolher de imediato algumas informações nem sempre facilmente disponíveis.

Patrícia Figueira e Filipa Almeida, do Gabinete de Recursos Humanos da kPMG

A KPMG tem vindo a participar no Fórum 4e e continua a apostar nesta iniciativa não só porque a consideram muito bem organizada, mas porque, sublinha Filipa Almeida, "os alunos aqui formados são extremamente interessados e têm competências bastante interessantes para a empresa.

Filipa Almeida, do Departamento de Recursos Humanos da KPMG, considera o formato da iniciativa, que engloba também apresentações de 5 minutos, seguidas de contactos informais, bastante positiva. “É uma forma de os alunos ficarem com uma ideia do que de mais importante faz a empresa no momento em que começam a conhecer o mercado de trabalho e de captar mais a sua atenção. Tínhamos a sala cheia.

A parte de networking é igualmente bastante interessante porque as pessoas vêm ter connosco e podemos explorar sempre alguns pontos que não conseguimos abordar nos 5 minutos da apresentação, receber currículos, explicar melhor o processo de recrutamento e o que valorizamos nos currículos. É comum perguntarem-nos quais as competências que mais valorizamos, mas também que tipo de projetos temos.

Neste momento estamos a recrutar recém-licenciados e diplomados já com experiência de várias áreas, mas aqui o nosso foco principal é a Engenharia Informática e outras formações da área tecnológica. No entanto, as admissões ocorrem durante todo o ano.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias