conteúdos
links
tags
Investigação
Valorização integral dos recursos marinhos
UA é parceira do projeto ValorMar
Aquacultura de ostras na Costa Nova
A Universidade de Aveiro (UA) é parceira do projeto mobilizador ValorMar que vai propor soluções inovadoras para a criação de novos produtos, processos e tecnologias sustentáveis e eficientes. O projeto envolve 31 parceiros, sob liderança da Sonae, e conta com um investimento superior a oito milhões de euros, sendo 66% financiado no âmbito do programa Portugal 2020. A apresentação decorreu no Porto a 9 de outubro.

O projeto mobilizador VarloMar, acrónimo de Valorização Integral de Recursos Marinhos: Potencial, Inovação Tecnológica e Novas Aplicações, tem como objetivo a valorização de recursos marinhos, através da investigação, desenvolvimento e demonstração de novos produtos e da melhoria de processos produtivos via desenvolvimento de novas tecnologias. Através do desenvolvimento tecnológico e sua validação e demonstração em ensaios piloto, o ValorMar procura desenvolver coletiva e cooperativamente competências específicas nas empresas, fortalecendo o cluster do mar, que possui uma elevada capacidade de crescimento. A valorização e o uso eficiente dos recursos endógenos naturais assentarão na integração das cadeias de valor associadas aos recursos marinhos, numa lógica de economia circular articulando: indústria alimentar, biomédica, farmacêutica, cosmética e aquacultura.

O projeto integra 18 empresas e 13 entidades do sistema científico nacional com ampla abrangência geográfica no território português.

A UA participa nos quatro subprojectos que constituem o ValorMar: Novos produtos de mar, tecnologias e processos para a indústria e mercado; Desenvolvimento e otimização de novos produtos, tecnologias e processos para a aquacultura; Biorefinarias marinhas; Integração da cadeia de valor do pescado.

A parceria teve início a 9 de outubro de 2017 e desenrolar-se-á ao longo de 36 meses.

imprimir
tags
outras notícias