conteúdos
links
tags
Investigação
Artigo publicado por investigadora da UA em revista de elevado impacto
Nanomateriais e Microplásticos no Ambiente - alerta sobre necessidade de novos métodos de avaliação
Mónica Amorim participou em reunião da European Chemicals Agency
Mónica Amorim, investigadora do Departamento de Biologia (DBio) e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro, pertencente ao grupo de investigação de ecologia e ecotoxicologia aplicada – applEE, coordenado por Amadeu Soares, também diretor do DBio, é coautora de um artigo publicado na prestigiada revista "Nano Today" (5Y-IF: 19.2): “Nanomaterials to microplastics: Swings and roundabouts”.

Os riscos associados a novos produtos são avaliados antes da sua entrada no mercado. No entanto, as consequências a longo prazo são incertas no que diz respeito aos produtos provenientes da degradação durante o uso, eliminação em estações de tratamento de resíduos, ou quando abandonados na natureza, podendo libertar microplásticos e nanomateriais. É, portanto, imperioso avaliar os efeitos a longo prazo de plásticos e outros materiais, considera Mónica Amorim. É o que mostra um estudo recente e em publicação na revista de reconhecido prestigio, Nano Today

“Os nossos estudos mostram que os métodos de avaliação atuais não cobrem os efeitos ambientais a longo prazo, mesmo que os produtos sejam testados em diferentes fases do seu ciclo de vida – desde a produção ao fim de vida. Os métodos atuais simplesmente não estão desenhados para avaliar isso”, afirma a investigadora Mónica Amorim, uma das responsáveis pelo estudo.

São vários os produtos que originam fragmentos, isso é bem conhecido, tais como microplásticos e nanomateriais. A maioria destes termina no ambiente terrestre, e pode causar problemas a longo prazo e imprevisíveis. Os microplásticos em si causam problemas, mas a longo prazo, os nanomateriais incorporados nos microplásticos são libertados e causam problemas adicionais, problemas esses que não conhecemos no presente.

Para mais leitura: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1748013217303511

imprimir
tags
outras notícias