conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Dias 20 e 27 de janeiro de 2018
Uso do Bambu na decoração de interiores
A UNAVE promove a formação "Uso do Bambu na decoração de interiores". Agendada para os dias 20 e 27 de janeiro de 2018. Usufrua de 20% de desconto ao efetivar/ pagar a inscrição até ao dia 22 de dezembro de 2017. Aproveite e inscreva-se!

Uso do Bambu na decoração de interiores

fundamentação

Fruto do percurso profissional da Rita Alves, especialmente na Cidade do Rio de Janeiro, esteve em contacto com o uso do bambu nas diversas intervenções de decoração de interiores. O bambu está para o Brasil como a cortiça está para Portugal, e é também um material com uso muito versátil e de rápida propagação. Devido a estas características é um material que se insere como um dos principais dos temas de sustentabilidade associada aos materiais de construção e decoração. O exotismo do bambu e o estudo específico das suas aplicações de decoração de interiores, pode ser um diferencial no curso especialmente para o público português que possa ter pouco contacto com este material.

objetivos gerais

A ação de formação tem como objetivos gerais dar a conhecer aos formandos o material bambu, as suas características e aplicações na remodelação de interiores nas diferentes tipologias de espaço, a importância deste material em relação ao tema da sustentabilidade e criar as competências necessárias para desenvolver projetos com o mesmo.

objetivos específicos

Adquirir e associar conhecimentos das qualidades e características do bambu. Conhecer exemplos de processos de trabalho onde o bambu é o material principal. Elaborar um conjunto de soluções práticas criativas através de um projeto de uma peça de interiores como resposta a um enunciado lançado. Estabelecer debate entre os formandos após a apresentação das soluções de todos e verificar as potencialidades do material.

destinatários

Estudantes e/ou Profissionais nas diversas áreas de intervenção com interesse por conhecer as especificidades do bambu e da área de Decoração, tais como Designers, Arquitetos e Engenheiros. O curso destina-se também ao público em geral que admire esta área e pretenda conhecer o processo de trabalho de arquitetura de interiores e decoração por questões pessoais.

coordenadora

Cláudia Albino, Professora Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.Licenciada em Arquitetura, pela Universidade do Porto em 1989, é mestre em Design e Marketing, em 2001, pela Universidade do Minho e doutorada em Design, em 2015, pela Universidade de Aveiro, com o tema: “Os sentidos dos Lugares. Valorização da identidade do território pelo design”. Investigadora do ID+/ FCT sendo a sua principal área de investigação Design e Território. Tem desenvolvido projetos de valorização das identidades dos territórios pelo design, através da revitalização de técnicas artesanais, identificando localmente saberes significantes dos lugares e resignificando-os através de novos sistemas de produtos e serviços locais, amplificadores antropológicos da vida dos lugares. Neste âmbito tem participado em vários congressos internacionais e publicado em revistas e livros da especialidade.

formadora

Rita Braga Alves

Arquiteta, profissional liberal.

Licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2000-2006).Especialização em Arquitetura de Ambientes de Saúde pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009-2010).Atua como arquiteta desde 2006 iniciando o seu percurso de arquitetura na área de interiores de espaços comerciais a nível nacional e internacional. Entre 2007 parte rumo ao Rio de Janeiro onde trabalha durante dois anos e tem contacto com a sensibilidade estética do arquiteto Oscar Niemeyer. Posteriormente trabalha como assistente de cenografia na Central Globo de Produção em novelas e séries. Colabora com arquitetos e decoradores de renome no Rio de Janeiro, e em paralelo consolida o percurso profissional autónomo. Em 2014 funda o seu atelier de arquitetura e interiores, com trabalhos entre Portugal e Brasil.

Ver do curso > http://www.unave.pt/?formacao=uso-do-bambu-na-decoracao-de-interiores

Para mais informações contactar:

Virgínia Barreirinha Lopes

virginiablopes@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias