conteúdos
links
tags
Distinções
Bruno Melo e Susana Devesa vencem duas das três sessões organizadas pela NATO
Estudantes do Programa Doutoral em Engenharia Física premiados em Escola da NATO
Bruno Melo e Susana Devesas
Bruno Melo e Susana Devesa conquistaram dois primeiros lugares na NATO ASI School que se realizou na Bulgária sobre o tema Tecnologias Avançadas para Deteção e Defesa contra Agentes CBRN. Os estudantes do Programa Doutoral em Engenharia Física da Universidade de Aveiro (UA) foram os grandes vencedores de duas das três sessões organizadas pela NATO.

Com a comunicação “Phosphate based glasses with H+ absortion potential”, apresentada na sessão Sensors and Detectors, Water Treatment and Environment, Health, Bruno Melo deu a conhecer o desenvolvimento de novos sistemas vítreos com potencial aplicação em dispositivos/tecnologias para armazenamento e criação de energia. Mais concretamente, a tese de doutoramento de Bruno Melo visa a preparação de membranas vítreas para utilização em electrólitos de células de combustível, e o desenvolvimento de vidros cerâmicos e de compósitos vidro-cerâmicos para condensadores de elevada energia.

Susana Devesa, com a comunicação “Iron concentration effect in the microwave dielectric properties of BiNbO4 ceramics” apresentada na sessão sobre Fabrication, Characterization and Processing of Nanomaterials, debruçou-se sobre a produção e caracterização de materiais para utilização em dispositivos electrónicos, com o intuito de miniaturizar esses componentes. O estudo sobre materiais para utilização na banda de microondas foi o alvo da comunicação apresentada e procura a respetiva utilização em equipamentos como telemóveis.

A NATO ASI School decorreu de 12 a 20 de setembro, em Sozopol, na Bulgária, e contou com a participação de 64 estudantes e 15 oradores, de 17 diferentes países, que apresentaram as respetivas comunicações em 3 sessões. Bruno Melo e Susana Devesa são orientados, respetivamente, por Manuel Pedro Graça e Luís Cadillon Costa, membros do Departamento de Física e do laboratório associado I3N da UA.

imprimir
tags
outras notícias