conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 1 de Setembro
Bolsa de Investigação (Licenciado) na área da Engenharia de Materiais
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Licenciados, no âmbito do projeto de I&D do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro CTM /50011 (Ref. Compete:POCI-01-0145-FEDER-007679), Laboratório Associado da Universidade de Aveiro, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Requisitos de admissão: Os(as) candidatos(as) devem possuir: 1) Licenciatura em Química, Bioquímica ou em áreas afins. Média final de licenciatura igual ou superior a 13 valores; 2) Experiência laboratorial revelante em síntese de polímeros de coordenação (ou MOFs) e na análise de dados provenientes de técnicas avançadas de caracterização estrutural (incluindo microscopia eletrónica, RMN de estado sólido e difração de raios-X de pós); 3) Um mínimo de três (3) artigos científicos na área do presente plano de trabalhos, já publicados em revistas internacionais indexadas no SCI.

 

Plano de trabalhos: A presente bolsa de investigação tem como objetivo principal a síntese e caracterização estrutural de polímeros de coordenação (vulgarmente denominados por MOFs) baseados em ligados tetrafosfonónicos e catiões de terras raras. Pretende-se uma sistematização de vias sintéticas de forma a serem obtidos tanto ligandos orgânicos como materiais híbridos de forma simples e sustentável. Os materiais obtidos serão caracterizados no estado sólido usando técnicas avançadas de caracterização. Materiais que possuam as melhores propriedades, como elevada robustez mecânica ou química, serão selecionados para estudos de avaliação da sua atividade catalítica e/ou condutividade elétrica, bem como propriedades fotoluminescentes.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Associado CICECO, Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Filipe Alexandre Almeida Paz.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terminará a 31 de Dezembro de 2017, com início previsto em Setembro de 2017.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

1) Avaliação curricular e do CV (60 pontos);

2) Adequação do CV à área na qual o(a) bolseiro(a) irá exercer a sua atividade (40 pontos);

 

O júri poderá realizar entrevistas aos 3 melhores candidatos no sentido de aferir a solidez do CV e definir a seriação final. Neste caso a entrevista terá uma ponderação adicional de 40 pontos.

 

 

Composição do Júri de Seleção: O painel responsável pela seleção será composto pelos seguintes elementos:

1 - Filipe A. Almeida Paz (Investigador Principal, Departamento de Química e CICECO, Universidade de Aveiro) – Presidente do Júri

2 – João Carlos M. C. G. Rocha (Professor Catedrático, Departamento de Química e CICECO, Universidade de Aveiro);

3 – Susana Santos Braga (Investigadora Principal, Departamento de Química e QOPNA, Universidade de Aveiro);

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada de acordo com a nota obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química, Laboratório Associado CICECO, Universidade de Aveiro, sendo os(as) candidatos(as) aprovados(as) notificados(as) através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 21 de Agosto de 2017 a 1 de Setembro de 2017.

 

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Divisão de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura.

- Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado.

- Cópia do(s) certificado(s) de habilitações detalhados.

- Cópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte.

 

As candidaturas deverão ser remetidas eletronicamente para o endereço: filipe.paz@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias