conteúdos
links
tags
Investigação
Investigação do Departamento de Ambiente e Ordenamento
UA estuda ventos junto ao Auditório José Afonso
Auditório José Afonso
Uma equipa de investigadores do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, liderada pelo professor Carlos Borrego e constituída pela professora Ana Isabel Miranda e pelos investigadores Vera Rodrigues, Sandra Sorte, Sandra Rafael, Bruno Vicente e Sara Silva, em parceria com o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, conduziu um estudo de ventos para a envolvente do Auditório José Afonso (em Setúbal) respondendo à solicitação da Câmara Municipal de Setúbal.

O Auditório José Afonso, propriedade da Câmara Municipal, é um espaço público dedicado à realização de espetáculos ao ar livre. Este espaço é frequentemente afetado por episódios de ventos de Norte de forte intensidade, conduzindo a efeitos de canalização do escoamento através do pórtico, elemento constituinte do Auditório. Estes fenómenos microclimáticos provocam desconforto humano, levando por vezes à impossibilidade de realização de alguns espetáculos calendarizados para aquele espaço. 

O referido estudo teve como objetivo a caraterização do escoamento na envolvente do Auditório e a definição de medidas de atenuação da velocidade do vento sentida pelos utilizadores do espaço. A caraterização do campo de ventos foi realizada tendo por base resultados de ensaios realizados em túnel de vento, assim como de simulações numéricas efetuadas com recurso ao modelo CFD VADIS (desenvolvido pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento). Para minimizar o problema de fortes intensidades do vento, e consequente efeito de canalização do escoamento através do pórtico, a Câmara Municipal apresentou uma proposta de intervenção, que foi posteriormente avaliada em túnel de vento e com o modelo CFD. A proposta de intervenção desenhada pela CMS revelou uma eficácia significativa na minimização da velocidade do vento. A equipa do DAO sugeriu algumas recomendações para maximizar a eficácia da proposta de intervenção suportadas pelos resultados de simulação física e numérica.  

 Para assinalar o fim dos trabalhos, no passado dia 19 de julho, pelas 21h00, teve lugar nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Setúbal a apresentação final do estudo de ventos para a envolvente do Auditório José Afonso. 

imprimir
tags
outras notícias