conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
28 e 29 de setembro de 2017
Interpretação e Elaboração de Fichas de Dados de Segurança e Rótulos
A UNAVE promove, em regime presencial, a ação de formação "Interpretação e Elaboração de Fichas de Dados de Segurança e Rótulos". Está agendada para os dias 28 e 29 de setembro de 2017 e as inscrições estão abertas! Desconto de 20% para quem efetivar/ pagar a inscrição até 15 de setembro de 2017, aproveite!

Interpretação e Elaboração de Fichas de Dados de Segurança e Rótulos

fundamentação

As fichas de dados de segurança (FDS) têm por objetivo fornecer aos utilizadores de produtos químicos as informações necessárias para os ajudar a proteger a saúde humana e o ambiente.As FDS destinam-se aos trabalhadores que manuseiam os produtos químicos, bem como aos responsáveis pela segurança.O Regulamento (CE) n.º 1907/2006 (Regulamento «REACH») no artigo 31.º e no Anexo II alterado pelo Regulamento (UE) 2015/830 da Comissão, estabelece os requisitos que os fornecedores de substâncias e misturas devem observar para cumprir a obrigação de fornecer uma FDS aos seus clientes.Se uma substância perigosa estiver registada em quantidades superiores a 10 toneladas por ano por registante, é necessário incluir uma ficha alargada de dados de segurança com cenários de exposição anexados.Os cenários de exposição descrevem a forma como a exposição dos seres humanos e do ambiente à substância pode ser controlada, de modo a assegurar a sua utilização segura.Conheça os requisitos das FDS e implemente-os na sua organização!

objetivos gerais

Interpretação, implementação e elaboração de Fichas de Dados de Segurança.Interpretação e implementação dos cenários de exposição.

objetivos específicos

– Conhecer as implicações e aplicabilidade dos requisitos legais em matéria de elaboração das Fichas de Dados de Segurança.– Conhecer os requisitos da elaboração das Fichas de Dados de Segurança de acordo com o Regulamento (CE) n.º 1907/2006 alterado pelo Regulamento (CE) n.º 830/2015 de 28 de maio.

destinatários

– Gestores e decisores de empresas que fornecem substâncias químicas no espaço económico europeu;

– Quadros médios e superiores de empresas que fabricam, importam, comercializam, transportam, armazenam ou utilizam substâncias e misturas;

– Quadros técnicos superiores de entidades reguladoras, licenciadoras e fiscalizadoras das áreas do ambiente, atividades económicas e atividades de higiene, segurança e saúde no trabalho (organismos centrais e locais);

– Quadros de empresas comunitárias que importam produtos químicos ou artigos de fora da União Europeia;

– Outros profissionais que pretendam enriquecer as suas competências técnicas em matéria de gestão de produtos químicos (consultores, auditores, etc…);

– Docentes do ensino superior com interesse nesta temática;– Investigadores.

pré-requisitos

Conhecimentos básicos do Regulamento REACH e do Regulamento CLP.

coordenador e formadora

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do Prof. Fernando Manuel de Jesus Domingues, Professor Associado do Departamento de Química da Universidade de Aveiro.

A formação é da responsabilidade da Eng.ª Eva Santiago.Licenciada em Engenharia Química pela FCTUC, Universidade de Coimbra, pós-graduada em TSSTH e conselheira da segurança, pós graduada em Engenharia da Qualidade e Gestão Tecnológica e Organizacional. Diploma de Estudos Avançados em SHST pela Universidad de Leon, Espanha. Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável Local pela Universidad de Leon, Espanha. LEAD AUDITOR reconhecido pela IRCA, SGS Academy Portugal. Experiência de 23 anos na indústria, onde exerceu funções de Direção de Qualidade, Direção Técnica e Direção Industrial.Experiência prática em implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Auditora de Sistemas de Gestão de Produtos Químicos, regulamentos REACH, CLP e Biocidas. Experiência prática em implementação de Sistemas de Gestão de Produtos Químicos, regulamentos REACH, CLP e ADR. Docente do ensino superior.Presidente da GATES; Global Association for Technology, Education and Science.

Ver do curso > http://www.unave.pt/?formacao=interpretacao-e-elaboracao-de-fichas-de-dados-de-seguranca-fds

Para mais informações contactar:

Dulce Alegria

dulce.alegria@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias