conteúdos
links
tags
Conferências
Evento decorreu a 9 de junho
Design para a Economia Circular discutido em workshop pluridisciplinar
UA participa no projeto internacional KATCH_e
O 1º Workshop Nacional do projeto KATCH_e decorreu a 9 de junho na Universidade de Aveiro (UA), com a participação de associações, instituições de ensino superior e empresas nacionais, intitulado Design para a Economia Circular. O objetivo do workshop foi apresentar o projeto e identificar e analisar as necessidades de formação, o estado da arte, as tendências e políticas existentes em Economia Circular no nosso país.

Este workshop está integrado nas atividades do projeto internacional KATCH_e - Knowledge Alliance on Product-Service Development towards Circular Economy and Sustainability in Higher Education, financiado pelo programa Erasmus + da UE (http://www.katche.eu).

A UA é parceira do projeto, coordenado pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), que é uma aliança de conhecimento entre o ensino superior, empresas e centros de investigação para criar competências no domínio do desenvolvimento de produtos-serviços para a economia circular e a sustentabilidade nos sectores da construção e do mobiliário (http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=48151).

Os parceiros portugueses identificaram várias organizações nacionais como potenciais stakeholders de extrema relevância no âmbito da temática da Economia Circular e dos setores-alvo, e lançaram o repto para participarem no projeto.

O workshop contou com uma sessão de abertura em que o Vice-reitor da UA, Prof. Doutor Gonçalo Paiva Dias saudou os participantes e a iniciativa, seguida de uma sessão de trabalho participada por cerca de 20 entidades, entre as quais associações empresariais, instituições de ensino superior e, igualmente, profissionais das áreas do Design e Arquitectura e empresas da região. 

Com esta sessão, facilitada por elementos da equipa do projeto da UA e do LNEG, procurou-se debater com todos os participantes duas questões fundamentais para o desenvolvimento do projeto:              

a) Quais os desafios, produtos e serviços prioritários para o design para a Economia Circular nos setores da construção e mobiliário?

b) Quais as necessidades ao nível das competências e da formação para as equipas de design e desenvolvimento?

Da partilha de saberes, experiências e visões sobre estas matérias, que aconteceu neste workshop, será possível dar início ao desenho do currículo com vista à construção de um curso que procura o desenvolvimento de ferramentas para a integração sistemática da economia circular no design.

imprimir
tags
outras notícias