conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 12 de julho
Bolsa de Investigação (Licenciado) na área da Física da matéria condensada
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Licenciado), no âmbito do projeto de I&D do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro CTM /50011 (Ref. Compete:POCI-01-0145-FEDER-007679), Laboratório Associado da Universidade de Aveiro, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Área Científica: Física da matéria condensada

 

Requisitos de admissão:            

- Licenciatura em Física e áreas afins

- Experiência em cálculos density functional theory de sistemas magéticos

            - Experiência em cálculos monte-carlo de joint density of states de sistemas magnéticos

 

Plano de trabalhos:

            - Execução de cálculos de density functional theory em sistemas ferromagnéticos, obtendo parâmetros de interacção magnética entre átomos, seguindo um hamiltoniano de Heisenberg, assim como efeitos de distorção da rede em torno das posições de equilíbrio estável e meta-estáveis.

            - Estimativa de propriedades termodinâmicas dos sistemas em estudo, usando métodos de monte-carlo de joint density of states, nomeadamente a temperatura de Curie, efeito magnetocalórico e magnetoestrição.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Física, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor João Cunha de Sequeira Amaral

 

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 3 meses, com início previsto em Julho de 2017.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes:

            - Avaliação curricular (100%)

 

Composição do Júri de Selecção: Doutores João Cunha de Sequeira Amaral (Presidente do Júri), João Nuno dos Santos Gonçalves e Daniel José da Silva.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio electrónico.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de Junho a 12 de Julho de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificados de habilitações e carta de motivação.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio electrónico para o endereço jamaral@ua.pt (Doutor João Amaral).

imprimir
tags
outras notícias