conteúdos
links
tags
Concursos e Prémios
Prémios Euronext
Melhor investigação científica sobre o mercado de capitais
A Euronext Lisbon atribuiu o prémio de investigação científica – Best Scientific Research on Portuguese Capital Markets – PhD Thesis and Published Articles, respetivamente, à tese de doutoramento “Sentimento e Rendibilidade nos Mercados de Capitais” de Carla Fernandes docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) e ao artigo intitulado, "Does local and Euro area sentiment matter for sovereign debt markets? Evidence from a bailout country” de Carla Fernandes (docente no ISCA-UA), Paulo M. Gama (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) e Elisabete Vieira (docente no ISCA-UA).

Os trabalhos premiados inserem-se no âmbito das finanças comportamentais, analisando os efeitos do sentimento dos investidores nos mercados de capitais.

No caso da tese foram analisados os efeitos do sentimento dos investidores domésticos e da zona euro nos mercados acionistas e das obrigações soberanas de Portugal, Grécia e Irlanda, no período compreendido entre 2000 e 2013, explorando o papel da crise financeira internacional e das dívidas soberanas sobre esses efeitos. Os resultados da investigação desenvolvida mostraram que o sentimento tinha efeitos significativos sobre as rendibilidades futuras dos mercados acionistas e das obrigações dos países alvo de estudo, com especial relevância durante as crises.

No artigo, publicado na revista Applied Economics, foi estudado em que medida o sentimento dos investidores domésticos e da zona euro tinha capacidade de previsão dos spreads das rendibilidades das obrigações soberanas em Portugal, entre 2000 e 2013. Os resultados evidenciaram um efeito negativo do sentimento doméstico e da zona euro sobre os spreads das obrigações, sendo que esse efeito era mais forte durante o período do resgate. Adicionalmente, ao analisar separadamente os efeitos do sentimento dos agentes empresariais, o estudo mostrou que estes eram significativamente mais relevantes.

imprimir
tags
outras notícias