conteúdos
links
tags
Conferências
Dias 30 e 31 de maio
UA presente no High-Level Event of the European Alliance for Apprenticeships
UA em Malta para assinalar 4 anos de Aliança Europeia de Aprendizagem
A Universidade de Aveiro (UA), via Uinfoc/UNAVE, participou no “High-Level Event of the European Alliance for Apprenticeships (EAfA): 4 years of the EAfA – celebrating success and looking ahead”, que comemorou os quatro primeiros anos da Aliança Europeia de Aprendizagem (EAfA) e que decorreu em Malta nos dias 30 e 31 de maio.

A representação de Portugal foi muito notada, não só através do número de stakeholders nacionais participantes – 6 – mas pelo destaque de que foram alvo: a assinatura de uma pledge pelo IEFP (Dr. Paulo Feliciano) e pela Federação Nacional de Educação (Dr. Joaquim Santos) e pelo testemunho do aluno José Luís Maia, da Escola Profissional de Aveiro, sobre o seu percurso enquanto aprendiz no ensino vocacional.

A UA (através da participação da Prof. Lucília Santos, da Uinfoc/UNAVE e Departamento de Física), e em representação também da eucen (dado que integra a sua SC), a EVBB Portugal (Dra. Margarida Ségard), e a própria Comissão (Dr. João Santos da CE-DG-EMPL) completaram o grupo que deu assim evidência do envolvimento do País nos vários níveis de intervenção do Ensino Vocacional e Profissional (VET) bem como da presença Portuguesa em assuntos de educação e emprego, na Europa.      

No evento foram destacados os êxitos e realizações da EAfA e os participantes analisaram os desafios actuais e o caminho a seguir.

Os principais itens focados foram:

  • _ 4 anos de EAfA: destaques pelos stakeholders da Aliança
  • _ Congratulação com a participação dos recém-chegados à Aliança- as novas pledges e compromissos assumidos, quer a nível nacional, quer institucional e/ou empresarial
  • _ Lançamento de uma nova Rede – a Rede Europeia de Aprendizes (European Alliance for Apprentices)
  • _ O aumento da mobilidade dos aprendizes – o programa ERAMUS Pro
  • _ Rumo a um quadro europeu de qualidade para aprendizagem em local de trabalho
  • _ Desenvolvimento de serviços de suporte aos estágios
  • _ O caminho a seguir pela European Alliance for Apprenticeships.

A conferência reuniu membros novos e actuais da Aliança, tais como empresas, parceiros sociais, provedores de VET, câmaras, ONGs e organizações juvenis, bem como decisores políticos de nível nacional, regional e europeu, e contou com a presença de 180 participantes, de 32 nacionalidades.

A EAfA é uma plataforma europeia que reúne governos com outros stakeholders, como empresas, parceiros sociais, câmaras, provedores de educação e formação profissional (VET), regiões, representantes de jovens ou grupos de reflexão think tank. O objectivo comum é reforçar a qualidade, o provimento e a imagem dos estágios na Europa e, mais recentemente, a mobilidade dos estagiários, num quadro comum de formação.

https://livestream.com/accounts/15332762/EAfA2017/videos/157261589

https://livestream.com/accounts/15332762/EAfA2017/videos/157302382

imprimir
tags
outras notícias