conteúdos
links
tags
Campus
No Dia Mundial do Ambiente (6 de junho), entre as 15h30 e as 17h00
Fátima Lopes Alves participa no Programa da RTP2 Sociedade Civil
Fátima Lopes Alves
No dia 6 de junho, entre as 15h30 e as 17h00, o programa da RTP2 Sociedade Civil, com o tema “Meio Ambiente" vai ter a participação da Professora Fátima Lopes Alves, docente do DAO e investigadora do CESAM. O programa repete no mesmo dia à noite, na RTP2 e será transmitido amanhã na RTP Africa e RTP Internacional.

O programa Sociedade Civil, é apresentado pelo jornalista Luís Castro e pretende ser um programa descontraído mas com uma missão muito focada no serviço público.O programa em DIRETO tem chamadas telefónicas com dúvidas/ questões do telespectadores.

Para além da docente do DAO/UA estarão ainda em estúdio Luísa Schmidt investigadora principal do Instituto das Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Gil Penha-Lopes, docente e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Fátima Lopes Alves, licenciada em Planeamento Regional e Urbano e doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro, professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM). Com mais de 24 anos de experiência profissional na área do Planeamento e Gestão das Zona Costeiras e Marinhas, Avaliação e Gestão de Riscos e, Alterações Climáticas. Participou em projetos de investigação de cariz nacional (FCT) e internacional (EU LIFE Environment, FP7, INTERREG e H2020). Exemplos destes projetos são TPEA: Transboundary Planning in the European Atlantic (EC - DG MARE), LAGOONS: Integrated water resources and coastal zone management in European lagoons in the context of climate change, e SPRES: Oil Spill Prevention and Response at Local Scales (INTERREG IV B). Com uma vasta experiência em coordenação de equipas multidisciplinares, tendo pertencendo ao grupo de coordenação do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (POEM 2010) e também de diversos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), em Portugal Continental e na região Autónoma dos Açores.

Atualmente, é coordenadora da equipa técnica e científica da UA no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Viseu-Dão-Lafões (2017-2018), no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Ílhavo (2017-2018) e, no projeto europeu SIMNORAT: Supporting Implementation of Maritime Spatial Planning in the Northern European Atlantic (2017-2018).

Avaliadora internacional de projetos de investigação no Programa EU BONNUS para o Mar Báltico, no National Sea Grant Programme da Universidade de Puerto Rico. Consultora/ Expert para a empresas internacional no âmbito da Gestão das Áreas Marinhas Protegidas no espaço Atlântico e, no âmbito do Ordenamento do Espaço Marítimo para os países da Comissão da Corrente de Benguela (Angola, Namíbia e África do Sul). Faz parte do grupo de Peritos convidados pela FCT para a elaboração da Agenda de Investigação & Inovação para o Mar.

 

 

imprimir
tags
outras notícias