conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
2, 4, 10, 12, 17, 19, 24, 26, 31 de outubro e 2 de novembro de 2017
EMPREENDEDORISMO - Plano de Negócio, Viabilidade do Investimento e Financiamento
Nos dias 2, 4, 10, 12, 17, 19, 24, 26, 31 de outubro e 2 de novembro de 2017 e em horário pós-laboral, a UNAVE promove a ação de formação "EMPREENDEDORISMO - Plano de Negócio, Viabilidade do Investimento e Financiamento". O formador é o Eng. António Lepierre Tinoco. As inscrições estão abertas.

EMPREENDEDORISMO - Plano de Negócio, Viabilidade do Investimento e Financiamento

FundamentaçãoNa atual conjuntura de mercado e de perspetivas profissionais pretende-se, com este curso, apoiar/ motivar os participantes para, a partir de uma ideia de negócio em perspetiva, saber avaliar a oportunidade e a viabilidade económica do investimento a ela associada e também analisar alternativas de financiamento a esse projeto.Pretende-se, deste modo, dar a conhecer os conceitos básicos de análise económica e financeira a potenciais empreendedores que não dominem esta área do conhecimento, e desta forma possam compreender, aplicar e elaborar um projeto empreendedor.

Objetivos gerais do cursoPlano de Negócios – compreender a importância do estabelecimento de um plano de negócio (business plan) credível, gerador de um projeto de investimento.Viabilidade do Investimento – desenvolver capacidades para avaliação económica da viabilidade de um projeto de investimento empreendedor, evidenciando a noção de risco de um investimento, sua natureza e sua estimativa quantitativa.Sensibilizar os participantes para a relação entre risco e rendibilidade de um investimento compreendendo a necessidade de, previamente a uma tomada de decisão, serem realizadas análises de sensibilidade desse investimento a variações nas principais premissas do projeto-base.Financiamento do Projeto – sensibilizar para a relação entre financiamento externo e grau de risco de um investimento, estudando algumas das alternativas de financiamento, para um mesmo projeto.Entender o conceito de alavancagem financeira (finance leverage) pelo impacto de um financiamento por capital alheio na rendibilidade do capital próprio num projeto de investimento.

Destinatários– Alunos em anos terminais de cursos de licenciatura ou de mestrado;– Pessoas recentemente licenciadas ou mestradas;– Pessoas, ainda que sem forte formação académica, se encontrem disponíveis para encarar alternativas profissionais, por conta própria;– Pessoas que, encontrando-se atualmente no mercado de trabalho, encarem a hipótese de um projeto mais pessoal e para o qual pretendam adquirir ferramentas de análise de oportunidade e viabilidade dessa ideia;– Outros profissionais ligados ao investimento e financiamento de projetos.

Coordenação e formadorA coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do Joaquim Carlos da Costa Pinho, Professor Associado com Agregação do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.

O formador é o Eng.º António Lepierre Tinoco.Licenciatura em Engenharia Química (Instituto Superior Técnico – Lisboa);Pós-Graduação e Mestrado em Avaliação e Gestão Imobiliária (ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão – Lisboa);Perito-Avaliador Imobiliário da CMVM – Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (Lisboa).

Testemunho sobre edições anterioresUm curso que sem deixar de aflorar a componente da preparação e planificação do negócio, aprofunda aquele que é um dos fatores preponderantes para o empreendedor e o investimento que equaciona fazer: a análise rigorosa da sua viabilidade financeira.”, José Malta

Gostei muito, teve uma importante componente prática que consolidou os conceitos. Reco- mendo a todos os empreendedores, novos e estabelecidos.”, José Teixeira

Ver curso > http://www.unave.pt/?formacao=empreendedorismo-plano-de-negocio-viabilidade-do-investimento-e-financiamento

Para mais informações contactar:

Sandra da Mota Veiga

sandra.mota.veiga@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias