conteúdos
links
tags
Campus
Numa das maiores mobilizações para identificação e levantamento de espécies no campus
Campusblitz identifica 158 espécies de fauna e flora no campus universitário
Campusblitz identifica 158 espécies de fauna e flora no campus universitário
Em três horas foram identificadas 158 espécies - 42 de avifauna, 112 de flora e 4 de herpetofauna - no campus universitário de santiago, naquela que é uma das maiores mobilizações realizada anualmente para a identificação e levantamento de espécies no campus. Orientados por um investigador/docente do Departamento de Biologia, perto de duas centenas de alunos, docentes e investigadores da UA observaram, identificaram e registaram as espécies que foram encontrando nos vários espaços da universidade.

Veja aqui as fotos e a lista das espécies identificadas.

descrição para leitores de ecrã
Grupo de voluntários que participou no CampusBlitz

Esta atividade pretendia desenvolver, nos participantes, capacidades de observação, identificação e registo da vida selvagem e seus habitats, estimulando o gosto pela observação e registo da vida selvagem, em outros locais, tais como parques urbanos, jardins ou floresta, e sensibilizando os participantes para a importância da vida selvagem e da sua conservação.

O campus da UA, embora inserido na malha urbana, está em estreito contato com a Ria, o que lhe confere um potencial de biodiversidade muito interessante, nomeadamente em relação à avifauna. Essa fronteira natural com a laguna, aumenta significativamente o número de espécies, seja de flora halófita, seja de aves limícolas.

Construído numa zona que em tempos foi o “celeiro da cidade”, é natural encontrar no campus da UA, um número considerável de plantas herbáceas. O património arbóreo tem vindo a aumentar na UA e os seus objetivos, a curto e médio prazo, consistem em continuar a ter mais árvores, para as gerações vindouras usufruírem dos seus benefícios. Existindo flora, a fauna virá espontaneamente, seja à procura do alimento, do local de repouso ou de nidificação. 

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias