conteúdos
links
tags
Campus
Pedro Almeida, investigador no DigiMedia – Digital Media and Interaction (CIC.Digital) - Departamento de Comunicação e Arte
Investigação da UA para facilitar e criar novas experiências de entretenimento no "90 segundos de ciência"
Pedro Almeida, investigador no DigiMedia ¿ Digital Media and Interaction (CIC.Digital) - Departamento de Comunicação e Arte
Pedro Almeida, investigador no DigiMedia – Digital Media and Interaction (CIC.Digital) - Departamento de Comunicação e Arte, é o convidado desta sexta-feira, 28 de abril, do programa da Antena 1 “90 segundos de ciência”. Perto das 19h00, na Antena 1, o investigador dará a conhecer algum do trabalho que o grupo de investigação SocialiTV tem vindo a desenvolver no sentido de facilitar e criar novas experiências de entretenimento. O programa repete segunda-feira, pouco antes do noticiário das onze da manhã.

No âmbito do trabalho de investigação que desenvolve no DigiMedia – Digital Media and Interaction (CIC.Digital) do Departamento de Comunicação e Arte, o professor e investigador Pedro Alexandre Almeida coordena com o colega Jorge Ferraz de Abreu o grupo de investigação SocialiTV.

As preocupações centrais da sua investigação enquadram-se no estudo do novo ecossistema televisivo, dos novos hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais, os novos dispositivos e os novos formatos de conteúdo. Essa compreensão tem permitido centrar interesses quer na vertente de conteúdos, ao nível da conceção de narrativas e experiências crossmedia e transmedia, mas também no domínio da conceção de novos serviços e aplicações que contribuam para a referida mudança.

Nesse âmbito, este grupo tem desenvolvido vários projetos de I&D, nomeadamente em parceria com a indústria, que incluem aplicações de descoberta de conteúdos na televisão ou em ecrãs secundários.

O Guider é o exemplo de uma aplicação para tablet que permite de forma facilitada e visual encontrar o próximo programa para ver na televisão a partir da miríade de conteúdos disponíveis na oferta do operador de TV.

O nowUP, um dos últimos projetos coordenados por Pedro Almeida, consistiu no desenvolvimento de um sistema automático de criação de resumos de programas de televisão com base na informação do Twitter. Sabendo-se que os espectadores têm hábitos de comentar os programas de televisão nas redes sociais, este projeto teve como premissa a ideia que essa atividade poderia ser utilizada como critério editorial para a seleção dos momentos mais interessantes do programa. Em parceria com um grupo de I&D do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, foi criado o sistema que automaticamente extrai esta informação do Twitter, identifica os momentos de maior atividade/comentários, segmenta o vídeo do programa de televisão e cria um novo resumo que reúne apenas os momentos mais populares (por exemplo, os golos ou as jogadas de perigo num jogo de futebol).

Estes são alguns exemplos da aplicação da investigação que o professor do DECA tem vindo a desenvolver e que pode ficar a conhecer esta sexta-feira, na Antena 1.

Ao longo dos 261 episódios produzidos, “90 segundos de ciência” dará a conhecer o trabalho de um investigador português, a trabalhar na sua maioria em Portugal, nas áreas mais diversas, com o intuito de dar a conhecer a ciência que se faz em Portugal e incrementar a literacia científica da população portuguesa.

Duas vezes por dia, antes das onze da manhã e antes das sete da tarde, de segunda a sexta, é dada voz aos investigadores portugueses, dos Açores ao Minho, da Madeira à Covilhã, do Algarve a Bragança, e aos que andam espalhados pelo mundo, e das ciências sociais às ciências exatas, passando pelas humanidades.

Após a emissão, os programas são disponibilizados em http://www.90segundosdeciencia.pt, com mais material multimédia sobre cada um dos projetos e investigadores convidados.

O programa é coordenado por António Granado e Paulo Nuno Vicente, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH NOVA), e Joana Lobo Antunes, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), e conduzido por Adriano Cerqueira, do ITQB NOVA.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias