conteúdos
links
tags
Distinções
Unidade de investigação do Departamento de Engenharia Mecânica
TEMA no mapa Europeu das KETs
O Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) da Universidade de Aveiro (UA) foi escolhido para figurar no mapa Europeu das instituições consideradas como relevantes no âmbito das KETs (Key Enabling Technologies). Este mapa tem como objetivo ajudar as pequenas e médias empresas (PMEs) a acelerar o processo de comercialização das suas ideias mais inovadoras, identificando parceiros de excelência em termos de investigação e transferência de tecnologia para a sociedade.

Os centros de investigação são selecionados de acordo com determinados níveis de qualidade e quantidade. As denominadas Key Enabling Technologies (tecnologias avançadas de fabricação e materiais avançados, biotecnologia industrial, micro/nanoelectrónica, nanotecnologia) são as tecnologias inovadoras com potencial de promover a mudança numa variedade de produtos e processos em todo o sector industrial (emergente e tradicional).

Alinhado com o que é a estratégia da UA, o TEMA, uma das unidades de investigação do Departamento de Engenharia Mecânica, tem como missão primar pela excelência científica e tecnológica em vários domínios da engenharia mecânica e dos materiais, de acordo com as necessidades da sociedade, em particular do sector industrial e empresarial.

Embora mantenha na sua essência a investigação e desenvolvimento nas áreas fundamentais da engenharia mecânica, o TEMA assenta o seu crescimento e evolução em termos internacionais indo ao encontro de áreas prementes e estratégicas. Atualmente o TEMA é composto por 55 doutorados efetivos e 54 membros associados (bolseiros e assistentes de investigação), distribuídos por diferentes grupos e áreas de investigação.

Este é assim mais um passo na consolidação e valorização do TEMA como centro de investigação de excelência a nível nacional e europeu. Pode consultar mais informações aqui.

imprimir
tags
outras notícias