conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
6, 20, 27 de maio e 3 de junho de 2017
Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) - Uma visão geral
A UNAVE promove, em regime presencial, a ação de formação"Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) - Uma visão geral". Está agendada para os dias 6, 20, 27 de maio e 3 de junho de 2017, sábados, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Concede 36 créditos na OCC. As inscrições estão abertas.

Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP)- Uma visão geral

Concede 36 créditos na OCC

FundamentaçãoA aprovação do novo normativo contabilístico para as entidades do setor público, através do Decreto-Lei No. 192/2015, de 11 de setembro, que se designa Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), introduz um conjunto de alterações que tem como objetivo aproximar o referido normativo das normas internacionais de contabilidade para o setor público, designadas International Public Sector Accounting Standards. Desta forma, o SNC-AP incorpora uma filosofia divergente e um conjunto profundo de alterações ao atual normativo – Plano Oficial de Contabilidade Pública e demais planos setoriais. Face a tais alterações, está criada uma necessidade de formação para os diversos profissionais que, de forma mais ou menos direta, exercem a sua profissão no âmbito dos serviços de contabilidade e finanças de entidades públicas.

Objetivos geraisO objetivo geral do curso é de proporcionar uma visão geral do novo SNC-AP aprovado pelo Decreto-Lei Nº. 192/2015, de 11 de setembro, que revoga o Plano Oficial de Contabilidade Pública e demais planos setoriais.

Objetivos específicos– Contribuir para um melhor conhecimento do SNC-AP por parte dos preparadores da informação contabilística dos serviços públicos;– Contribuir para que os utilizadores da informação contabilística dos serviços públicos estejam melhor preparados para a sua interpretação e consequente tomada de decisões, seja ao nível interno (gestão, controlo e auditoria), seja a nível externo (por exemplo, para efeitos de revisão de contas, de avaliação de projetos de investimento e de financiamento).

Destinatários– Quadros médios e superiores de instituições do setor público com responsabilidades nas áreas de contabilidade e/ou de auditoria;– Contabilistas certificados;– Revisores oficiais de contas;– Controllers;– Analistas financeiros.

Coordenador e FormadorA coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de Augusta da Conceição Santos Ferreira, professora adjunta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutoramento nas áreas da Contabilidade Pública e da Contabilidade Financeira. É membro integrado do centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade. Os seus interesses de investigação são: Contabilidade Pública; Normalização Contabilística no Setor Público; Sistemas de Informação Contabilísticos; Divulgação da Informação Financeira; Capital Intelectual; Accountability.

FormadoresSusana Silva, docente do ensino superior no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e doutoranda em contabilidade na Universidade do Minho, estando a desenvolver a tese na área de especialização da contabilidade pública. Especialista na área científica de Contabilidade Pública pela Ordem dos Técnicos Oficias de Contas (OTOC).

Jorge Mota, docente do ensino superior no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Na área de contabilidade financeira ministra formação em cursos de preparação para os exames de avaliação profissional da Ordem dos Contabilistas Certificados. Especialista em contabilidade financeira da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Testemunhos“A professora Augusta Ferreira, além de mostrar pleno conhecimento e um grande à vontade sobre as matérias que leciona (no meu caso particular, disciplinas ligadas à Administração Pública), tem como pilar fundamental, uma forte componente humana capaz de motivar e incentivar os seus alunos a ir sempre mais além. Sempre disponível e disposta a ultrapassar as dificuldades dos seus educandos.”, Joana Oliveira

Ver curso > http://www.unave.pt/?formacao=sistema-de-normalizacao-contabilistica-para-as-administracoes-publicas-snc-ap-uma-visao-geral

Para mais informações contactar:

Dulce Alegria

dulce.alegria@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias